• contato@studioequinocio.com.br

BlogSolar

A busca pela eficiência energética nas edificações é um fenômeno recente que vem sendo amplamente debatido nas diferentes instâncias do globo. Dentro deste importante e crescente ramo da economia, muitos especialistas apontam a tecnologia solar térmica como uma das principais soluções para prover senão toda, grande parte do calor e frio nas edificações. Em vários países além do calor e frio, a energia solar também vem sendo utilizada também para a produção de energia elétrica, através dos painéis solares fotovoltaicos. Todas estas aplicações já comprovaram sua eficiência e viabilidade técnica e econômica e devem fazer parte da políticas energéticas de qualquer nação responsável e comprometida com o “ envolvimento” sustentável da sociedade e meio ambiente.

Uma das aplicações de grande potencial para uso da energia solar é o aquecimento de água a e geração de vapor para diferentes setores da economia. No setor hospitalar a demanda de energia térmica é intensa, seja em processos de esterilização e, portanto uso de vapor, passando pela cocção de alimentos e finalmente chegando ao aquecimento de água para o banho dos pacientes e funcionários e lavagem de utensílios e vasilhames.

Para os hospitais benefícios da tecnologia solar são evidentes tanto em termos de segurança e independência energética, redução de custos, bem como os benefícios ambientais e sociais decorrentes de seu uso.

Bons exemplos não faltam sobre o uso do aquecimento solar em hospitais: em Andaluzia na Espanha, por exemplo, seis em cada dez hospitais públicos são equipados com energia solar. O Programa HOSPISOL, que visa à implementação de sistemas solares térmicos em hospitais sob a Administração Regional de Saúde (SACYL) de Castela e Leon recebeu prêmio europeu de 2008, para melhor projeto de energia no setor público. Em Toronto no Canadá o Hospital Infantil SickKids implantou sistema de aquecimento solar através de um inovador modelo de negócios comprando água quente solar por 10 anos a uma tarifa fixa. Na África do Sul, o hospital Moot Netcare, instalou um inovador sistema térmico de ar condicionado solar. A central solar situa-se no telhado do hospital e o ar-condicionado tipo chiller de absorção é alimentado por água quente, que é aquecida através de 50 coletores solares a níveis de temperaturas de até 120 º C. Nos EUA, o Centro Médico de Dallas instalou um sistema de energia solar fotovoltaica com capacidade de 337kW, em 2009 a maior instalação de energia solar fotovoltaica em hospitais no Texas capaz de gerar economia de 62.000 dólares em custos anuais de eletricidade. No Brasil são dezenas de hospitais que vem utilizando a tecnologia solar térmica.

Como parte de um programa de consultoria que o Studio Equinócio prestou a GIZ- Agência de Cooperação Brasil- Alemanha no Brasil, foi possível avaliar o potencial de implantação de sistemas de aquecimento solar em 5 hospitais públicos de São Paulo e extrapolar os números para atender a todos hospitais da cidade. Os hospitais avaliados foram o Instituto de Infectologia Emilio Ribas, Hospital Municipal do Campo Limpo, Hospital Municipal do Tatuapé, Hospital Heliópolis e Hospital Dr Arthur Ribeiro Saboya.

Após as visitas técnicas realizadas foi possível estimar a demanda de calor necessária nos hospitais e os números apontaram para um potencial de instalação de 3.400 m2 de coletores solares, uma economia anual equivalente ao consumo de mais de 40 mil litros de óleo e uma redução anual de emissão de quase 1000 toneladas de CO2.
Em números gerais São Paulo tem uma média de 3,16 leitos para cada 1000 habitantes totalizando 34.875 leitos ao final de 2008. Com base nestes números o potencial de instalação de aquecedores solares nos hospitais da cidade de São Paulo é da ordem de 91.500 m2 de coletores solares, equivalente a uma economia anual de 7,2 milhões de litros de óleo com uma redução anual de emissão de 21.800 toneladas de CO2.

O Studio Equinócio em conjunto com as empresas do grupo Marca Solar e Sygma Solar vem elaborando projetos de diversos hospitais no Brasil para que os mesmos se apropriem da energia solar e seus benefícios.

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse