BlogSolar

Graças aos 460 painéis solares instalados gerando 125.580 kWh de energia solar queijaria e já produziu mais de 274 toneladas de queijo fresco inteiramente provenientes desta energia entre Janeiro e Setembro de 2016.

Como uma empresa originalmente mineira nosso time do Studio Equinócio adora um queijo mas um queijo solar é ainda melhor. A notícia do queijo solar não veio de Minas Gerais ainda mas veio de nossos amigos de Portugal.

A Montiqueijo, marca portuguesa produtora de queijos  publicou recentemente os os resultados da sua central solar fotovoltaica com os registados entre Janeiro e Setembro de 2016. Graças aos 460 painéis solares fotovoltaicos instalados, a empresa informou que obteve  uma auto-suficiência média mensal de 28% da demanda de energia elétrica que precisa, utilizando 457 kWh por tonelada de queijo, o que a aproxima do objetivo de produção de um queijo “ambientalmente mais saudável”. A usina solar gerou no período  125.580 kWh de energia solar e com isto produziu mais de 274 toneladas de queijo fresco inteiramente provenientes da energia solar.

Além dos números energéticos alcançados, destaque para as 162,8 toneladas de emissões de CO2 evitadas pela geração de eletricidade solar o equivalente ao CO2 que 1.732 árvores plantadas seriam capazes de absorver. Por cada tonelada de queijo fresco produzido, nos primeiros nove meses de 2016, a empresa evitou 196 Kg de dióxido de carbono libertado. Cabe lembrar que estamos na era do combate às mudanças climáticas.

O parque fotovoltaico da Montiqueijo que foi a primeira empresa do setor dos queijos a implementar este tipo de equipamentos e aportou um investimento da ordem dos 130 mil euros.

A Montiqueijo – Queijos de Montemuro é uma empresa da região saloia, fundada em 1963 pelo casal Carlos e Ludovina Duarte, que tem conquistado o seu lugar no ramo dos lacticínios. A família Duarte iniciou a sua atividade com uma pequena queijaria para vender queijo fresco em Lisboa e rapidamente conseguiu impor-se, sendo atualmente umas das principais marcas portuguesas produtoras de queijo fresco, requeijão e queijo curado.

 

 

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse