BlogSolar

Os dias 2 e 3 de dezembro foram marcantes para 12 mulheres de Porto Alegre. Por meio de uma parceria da ONG Mulher em Construção, do Centro Social Marista Irmão Antonio Bortolini e da Young Energy, com apoio do Desafio Porto Alegre Resiliente, foi realizado o primeiro módulo do curso de instalação de Painéis Solares com foco no público feminino.

Desenvolvido na sede do Centro Social na Comunidade Santa Terezinha (antiga Vila dos Papeleiros), o curso foi ministrado de forma gratuita às mulheres e estruturado em dois módulos. No primeiro, elas receberam noções conceituais sobre energia solar, além de formação para questões técnicas e administrativas. O segundo, previsto ainda para dezembro, contará com as atividades práticas, que culminarão com a instalação de painéis solares na comunidade.

A partir do curso, que terá um total de aproximadamente 40 horas, as mulheres estarão aptas a realizar instalações residenciais e também fornecer os equipamentos necessários para o consumidor doméstico. Uma oportunidade para empreender, gerar renda e ainda contribuir para a redução das emissões de gases do efeito estufa. Entre as mulheres que participarão do curso estão moradoras da comunidade Santa Terezinha.

Energia solar

A Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão da radiação solar em energia elétrica. Este método é capaz de gerar energia elétrica através das células fotovoltaicas, que tem como matéria prima o Silício, material capaz de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. E é um mercado em crescimento.

De acordo com estimativa da Agência Internacional para as Energias Renováveis (Irena), até 2030 a produção de energia por meio de painéis solares fotovoltaicos pode chegar a 13% da eletricidade gerada no mundo. Com a demanda crescente por esse tipo de energia, os custos para produção também estão caindo, o que gera um imenso mercado de oportunidades para a instalação residencial.

 

mulheremconstrucaaao___

Mulher em Construção

A Mulher em Construção é uma organização do terceiro setor que forma mulheres para o mercado da construção civil. A ONG foi criada a partir de um projeto piloto implementado em 2006, no município de Canoas (RS). A organização já ofereceu diversas oficinas e cursos, capacitando cerca de 4 mil mulheres nas especialidades de pedreiras, pintoras, azulejistas, ceramistas, eletricista e hidráulica.

 

Fonte:http://portoalegreresiliente.org/

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse