• contato@studioequinocio.com.br

BlogSolar

Palestra de abertura da 1ª Semana de Engenheiro Ambiental em Cuiabá (MT) focará no tema energia solar.  O Engenheiro Carlos Café falará sobre a criação do cidadão prossumidor de energia solar apresentando cenários e casos de sucesso implantados no Brasil e no mundo. A palestra acontecerá no dia 31/01 as 19h00 no Centro de Sustentabilidade SEBRAE.

Nos últimos anos o Studio Equinócio (Grupo AEVO) vem testando e avaliando as oportunidades da tecnologias, aplicações e armazenamento da energia solar em diferentes negócios. “ Acreditamos que o armazenamento de energia e sua interação com energia solar será um alicerce muito significativo que irá compor nossa rede energia limpa e inteligente e única capaz de atender de forma próspera às futuras demandas energéticas, econômicas e climáticas do planeta. Painéis solares combinados com baterias de energia e calor conectados com carros elétricos todos estes compartilhados e interativos entre si, está e nossa visão” , comenta Carlos Café, diretor do  Studio Equinócio, uma empresa do grupoAEVO.

16113465_730961587061457_408716828538828887_o

Há um desafio no caminho, entretanto, pois há uma série de obstáculos regulatórios e econômicos que poderiam limitar a generalização da utilização dos novos sistemas solares distribuídos e descentralizados de energia limpa se o tema geração distribuída e armazenamento não forem resolvidos a curto prazo no Brasil. Felizmente no mundo como um todo parece haver um consenso que está surgindo entre os analistas mais respeitados que a combinação de energia solar + sistema de armazenamento pode desempenhar um papel-chave na indústria de energia já nos próximos 10 anos. “ Nossa própria análise sugere que haverá mudanças com muitas etapas exponenciais no custo e inovação o que deve permitir ás tecnologias de energia solar com armazenamento estabelecerem seu lugar nas cidades, em nossas casas e negócios e até mesmo em nosso corpo, comenta Café.

Cabe destacar também que após o acordo sobre o clima em Paris, existe um claro sinal também de que tenhamos de nos mover ainda mais rapidamente em direção a um sistema de energia de baixo carbono.

As características das energias renováveis solares disponíveis e abundantes em qualquer local do planeta traz uma novidade aos cidadãos: gerar a própria energia e compartilha-la é possível em qualquer cantinho do planeta, algo impossível com outras fontes de energia: o Sol não tem dono e naturalmente é a forma mais barata e democrática de se produzir energia e matérias primas.

Neste momento é imprescindível que esforços eficazes sejam empenhados para a criação de um sistema de energia descentralizado, renovável e capaz de responder de forma flexível e confiável às suas características inerentes equilibrando a oferta e a demanda. A natureza altamente distribuída de energia solar em particular (que empodera todo cidadão à produzir sua energia onde a consome) cria um borrão na relação entre produtores, reguladores, distribuidores e consumidores de energia.  Este borrão deve se resolver rapidamente de modo que o Brasil e sua sociedade aproveite a imensa oportunidade de otimizar a economia solar tanto para investidores individuais como para o sistema de energia como um todo.  Oportunidades de negócios surgirão nos próximos anos: usinas coletivas ou comunitárias,  aluguel solar, integração solar à arquitetura, tecnologias solares disruptivas como painéis solares orgânicos,etc.

Para mais informações sobre o evento: https://www.facebook.com/aeammt/

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse