A Energie – Painéis Solares Termodinâmicos foi a grande vencedora do concurso internacional Solar Decathlon 2014. Trata-se de uma competição universitária na qual vários jovens arquitetos e engenheiros, num total de 19 equipas, constroem casas alimentadas a luz solar e energeticamente eficientes. A empresa associou-se à “Rhome Team”, um grupo de estudantes de arquitetura da Universidade de Roma III, e abraçou o desafio construindo o maior painel termodinâmico do mundo que permitiu a produção de água quente sanitária em habitação. Segundo Luís Rocha, presidente da Energie, “estas iniciativas são importantes para responder aos desafios do futuro, tornando o planeta mais sustentável. O prémio vem confirmar e destacar a importância da solução termodinâmica desenvolvida pela empresa que conta já com mais de 30 anos de sucesso”, rematou. O projeto, iniciado em 2012, foi agora apresentado em Versalhes, França, numa aldeia solar aberta ao público.

A Energie conquistou o pódio na competição Solar Decathlon 2014 juntamente com a “Rhome Team”, uma equipa de jovens italianos do curso de Arquitetura, da Universidade de Roma III, que se comprometeram a desenvolver uma casa movida a energia solar.

A solução desenhada pela “Rhome Team” e realizada pela Energie consiste na integração do painel solar termodinâmico numa fachada, com a dupla finalidade de aquecer e refrigerar água sanitária. Um dos principais focos do projeto foi a integração arquitetônica do painel termodinâmico. Com 1 metro de largura e 3,5 metros de comprimento, este é o maior painel termodinâmico alguma vez produzido em todo o mundo na área da construção e é a solução ideal para novas construções e para projetos de requalificação energética.

“O sistema termodinâmico é bastante eficaz no que diz respeito ao consumo elétrico, e, como tal, pode ser utilizado de forma contínua, sem que se traduza em desequilíbrios significativos no consumo de energia elétrica”, sustenta Luís Rocha.

O concurso internacional Solar Decahtlon, criado em 2002 pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos, proporciona aos estudantes das melhores universidades do mundo a oportunidade de desenharem e construírem casas sustentáveis. Este ano, a iniciativa decorreu em Versalhes, em França onde as casas das 19 equipas que concorreram foram expostas numa aldeia solar aberta a toda a comunidade.

Fundada em 1981, a Energie é detentora da patente e fabricante exclusiva dos sistemas solares termodinâmicos. A empresa, 100% portuguesa e com sede na Póvoa do Varzim, tem-se afirmado nacional e internacionalmente como uma referência no fabrico de energia solar. A fiabilidade e a eficiência demonstrada ao longo dos últimos 30 anos fizeram da Energie uma empresa sólida com um produto de reconhecida qualidade e robustez.

Fonte:http://local.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário