Almere Zoneiland (Sun Island) está localizado no distrito Noorderplassen-Oeste em Almere é o primeiro projeto na Holanda, onde as casas em uma área residencial são aquecidas por um único sistema coletivo de aquecimento solar e calor residual da usina local de co-geração.

Almere é uma cidade jovem localizada a leste de Amsterdã. A cidade que pesquisou o desenvolvimento sustentável em grande escala nos últimos anos foi cuidadosamente desenhada e se destaca por oferecer opções locais de lazer para todos, uma extensa rede de ciclovias, 60 quilômetros de corredores de ônibus gratuitos que se ligam a seis estações de trem e pelo sistema de aquecimento coletivo da cidade, baseado no calor solar e renovável cujo ícone é uma ilha solar composta de 520 coletores solares com uma superfície total de 7.000 m2 de área de captação.

A forma como a ilha solar funciona é simples: a água que circula nos coletores solares é aquecida pelo Sol e é bombeada diretamente para a rede de aquecimento urbano que irá fornecer aquecimento(calefação) e água quente para as 2700 residências.

Como se vê a ambição do Almere Sun Island não era apenas um desafio técnico de engenharia para reduzir o consumo de energia e as emissões CO2. O Projeto estético e integração no plano da cidade foram igualmente importantes. Um design distinto contribui para o carisma da cidade como um todo.

O resultado está aí. Almere Sun Island é única em muitos aspectos. A instalação solar é única dentro da Holanda e, com uma área de coletor de quase 7.000 m2 o quarto maior campo de aquecimento solar no mundo. O design em forma oval e integração com a estrutura urbana do distrito Noorderplassen Ocidente são incomparáveis e um belo exemplo de design holandês.

Este ícone na paisagem de Almere é um desafio para tomar medidas concretas futuras ainda maiores: não só a pensar, mas o que fazer.

Fatos sobre a ilha solar de Almere:

520 coletores solares
7.000 m2 de área de superfície de coletores solares
2.700 domicílios conectados
10% das necessidades de aquecimento gerados na ilha solar, suficiente para um milhão de chuveiros por ano
redução de mais de 50% das emissões de CO2

About Post Author

Deixe um Comentário