BlogSolar

A evolução do mercado solar combinado com baterias vem surpreendendo em alguns mercados do mundo.

A combinação dos painéis solares com baterias de armazenamento de energia nas residências Austrália registrou  um aumento de mais de 1000% por cento no número de instalações de 2015 a 2016, de acordo com um novo relatório publicado pela consultoria SunWiz.

Segundo o relatório cerca de 6.750 baterias foram instaladas em residências de famílias australianas, em comparação com apenas 500 no ano anterior. Assumindo que o sistema de armazenamento de bateria tem uma capacidade média em torno de 7.7kWh para permitir auto-consumo significativo de energia solar, isso equivale a mais de 50GWh de sistemas de armazenamento de energia instalados.

6870508-3x2-940x627

Foto: Michael McGarvie e sua esposa instalaram um sistema de bateria de carbono-gel em sua casa no leste de Melbourne este ano.

O relatório aponta que a explosão deste mercado se deveu a uma “queda significativa” nos preços das baterias nos últimos anos. No total, cerca de 5% dos novos sistemas solares fotovoltaicos instalados na Austrália tinham armazenamento de bateria incluído e as previsões indicam que o maior volume de instalações continuará neste ano esperando-se um aumento de três ou quatro vezes mais.

Devido aos altos preços da eletricidade na Austrália e às longas horas de bom sol, o potencial econômico do armazenamento de energia por meio de baterias tem sido promovido mas de fato outros bons motivos podem justificar o uso das baterias: minimizar ou reduzir a zero a energia injetada na rede das distribuidoras de energia ( principalmente quando há taxas, impostos e políticas de compra e venda de energia que não privilegiem a injeção da mesma na rede) o que significa que os consumidores também podem comprar e armazenar energia da rede quando é mais barato, para usar quando o preço é alto. Um outro ponto importante é a oferta de serviços ancilares ou auxiliares à rede como o fornecimento de reservas de potência ativa e suporte de reativos, o desejo inerente de independência dos consumidores, dentre outros.

c7a4936af876b843502bd7ed3b76051a

Foto: Melissa Turner e Alan Jones, de Newport, foram os primeiros a usarem as baterias da Tesla.

A mentora do relatório usou seu software de modelagem e descobriu que um sistema instalado em Adelaide poderia chegar ao retorno financeiro em apenas sete anos, baseado em um sistema fotovoltaico de 5kW acoplado a um sistema de armazenamento de energia com capacidade de 13kWh. Isso se baseia no fato de que esse domicílio é um consumidor relativamente alto de energia a uma taxa de 25kWh por dia, com os ocupantes capazes de atender a 88% de suas necessidades energéticas no local, reduzir a exportação solar em 75% e reduzir a potência extraída da rede em 72 %.

Me-and-my-ACBs-300x221

Foto: Peter Thorne, incluiu quatro baterias enphase AC de 1,2kWh, que armazenarão o excesso de energia solar gerada pelo sistema fotovoltaico  de 5 kW existente no telhado da casa.

É esperar pra ver o que acontecerá no Brasil pois as baterias já estão chegando e vários motivos vão despertar seu uso aqui. Nosso time já instalou no Brasil sistemas conectados à rede com baterias de backup para validar as várias possibilidades e os resultados começam a aparecer, diz Carlos Café do Studio Equinócio.

 

Quero saber mais:

http://www.abc.net.au/news/2015-10-21/home-battery-storage-to-revolutionise-solar-industry/6870444

https://www.gizmodo.com.au/2016/07/teslas-powerwall-and-solar-panels-can-save-you-money-but-only-in-very-specific-circumstances/

 

 

 

 

 

 

 

 

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015 Todos os direitos reservados a Agência Mouse