BlogSolar

O aquecimento de água em empreendimentos hoteleiros pode representar mais de 25% do consumo de energia da edificação e a avaliação, manutenção e otimização das centrais de água quente torna-se fundamental para o empresário do setor. A Manut Energias em parceria com o Studio Equinócio, empresas que fazem parte do grupo Sygma Solar, levaram ao Garden Hill Resort um pacote de soluções para aumentar a eficiência da central de água quente do empreendimento, combinando várias ações de manutenção e otimização das instalações.

O Garden Hill Small Resort é uma referência em hospedagem de luxo ao longo da “Trilha dos Inconfidentes” da Estrada Real, considerada um dos mais importantes destinos turísticos de Minas Gerais e do Brasil e o único empreendimento hoteleiro com campo de golfe em Minas Gerais, e um dos raros exemplos de hotel de pequeno porte com este diferencial no país. Situado a apenas 7 Km do centro histórico de São João Del-Rei, a 12 km de Tiradentes) e ao lado do Aeroporto Municipal de São João Del-Rei, o Garden Hill Small Resort torna-se um lugar de fácil acesso e localização privilegiada.http://www.gardenhillgolf.com.br/resort.php

Quando visitamos as instalações de nossos clientes, fazemos uma vistoria completa das instalações de água quente na forma de uma “auditoria energética”, comenta André Ribeiro, diretor da Manut Energias. Com os dados coletados, nosso grupo de profissionais faz uma avaliação do sistema e estabelece um rol de ações que envolvem um mix de manutenção com eficientização das plantas de geração de água quente, comenta Carlos , Engenheiro do Studio Equinócio.

Aprovados os estudos, o Grupo Sygma Solar parte para a execução, outro diferencial do grupo que conta com profissionais bastante experientes e capacitados. O trabalho realizado durante 4 dias consecutivos no resort permitiu obter um melhor rendimento do sistema de aquecimento solar ao mesmo tempo em que a hidráulica de água quente foi otimizada reduzindo-se os tempos de espera em alguns pontos do empreendimento de elevados 15 minutos para questão de 10 segundos, uma redução garantida com o projeto e instalação de um sistema inteligente de recirculação de água quente que ao mesmo tempo garante o conforto e economia.

Os 60 coletores solares que compõe a instalação receberam uma vistoria detalhada: foram lavados, os que apresentavam algum tipo de infiltração tiveram seu sistema de vedação recuperados e os poucos vidros trincados foram substituídos.

Trabalhamos para aumentar a eficiência térmica dos coletores alterando a hidráulica do sistema garantindo um equilíbrio necessário para que a água circulasse por todos os coletores, comenta José Francisco, chefe da equipe na obra. Os tubos de cobre que interligam os coletores solares receberam um isolante térmico e novos sistemas de fixação ( já que os antigos causavam uma corrosão por serem de metais incompatíveis) e foi instalado um sistema para retirada de ar das tubulações. A estimativa da equipe de engenharia do grupo é que a instalação do isolamento térmico com a devida proteção anti-UV representará uma economia da ordem de 58%. “Reduzimos a perda de calor dos antigos 20W/m para apenas 8,5W/m e na obra estimamos uma economia de mais de 850 kWh por mês somente com esta ação, cometa Faria.

O aquecimento auxiliar a gás foi reformado e um novo comando e sistema de circulação de água foram instalados, além de um novo sistema de escape dos gases de combustão mais seguro, eficiente e dentro das normas de segurança.

Os dois reservatórios térmicos de água quente foram limpos internamente. “Uma boa prática nos projetos é sempre instalar registros em todas as entradas e saídas dos reservatórios para que a manutenção seja facilitada, o que tivemos de fazer neste caso”, comenta José Francisco. O sistema de respiro também foi individualizado para proteger o sistema contra sobre-pressões e um novo sistema de comando e monitoramento do sistema foi implementado.

Concluídos os trabalhos, a Manut e o Studio Equinócio irão acompanhar de perto o desempenho do “novo sistema”.

O Grupo Sygma Solar e suas empresas desenvolvem soluções sob medida para os empresários do setor hoteleiro que desejam avaliar seu sistema de geração de água quente, sendo inclusive o único reconhecido pela ABIH-MG como fornecedor qualificado em sistemas de água quente. Entre em contato e saiba como nossos produtos e serviços pode atender ao seu meio de hospedagem.

www.sygmasolar.com.br

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse