Um novo grupo de lideranças no Japão que está estudando maneiras de construir um novo Japão, sem usinas nucleares foi constituído no final de abril.

Hiroyuki Arai, membro que representa a prefeitura de Fukushima, pediu medidas drásticas para reinventar a política energética do país.

“Precisamos de um remake, incluindo uma mudança de direção, ao invés de” revisão “da política do país , sua política de energia nuclear e gestão das medidas de energia”, disse Arai.

O grupo, autodenominado Japan Energy Shift, pretende fazer com que o Japão produza sua eletricidade através de fontes naturais de energia, como energia solar e eólica produzindo o afastamento da sua dependência da energia gerada pela energia nuclear, petróleo, carvão e gás natural. O grupo planeja discutir uma mudança no estilo de vida dos japoneses e todos os riscos envolvidos na geração de energia nuclear e fóssil.

O grupo deverá fazer uma proposta ao Gabinete para mudar as principais fontes de energia do Japão para uma matriz solar e eólica.

Mas a decisão do Partido Democrata do Japão, que empurra as exportações de tecnologia nuclear como parte da estratégia do país para o crescimento económico, está relutante em seguir uma mudança política importante.

“Nós devemos acalmar e ter uma discussão de sangue-frio”, disse o secretário-geral do PDJ Katsuya Okada, que não é membro de Japan Energy Shift.

Para ambas vertentes políticas, o fato de buscar o afastamento da geração de energia nuclear fatalmente ocasionará um telefonema de um alto funcionário do Rengo (Confederação Sindical do Japão). Parece difícil fazer uma mudança drástica nas políticas de energia, porque muitos dos políticos e partidos têm sido apoiados por empresas e sindicatos de trabalhadores na indústria de energia nuclear nas eleições e com doações políticas consideráveis.

Mas Kojima disse que os políticos precisam evoluir e passar a uma nova etapa.

“Os políticos devem enviar uma mensagem que as pessoas possam ter uma vida confortável sem depender de geração de energia nuclear”, disse ele.

Adaptado por Studio Equinócio
Leia a integra: http://www.asahi.com/english/TKY201104260123.html

About Post Author

Deixe um Comentário