Como podemos notar, vivemos em tempos de mudanças radicais em todo mundo que inevitavelmente levam a uma mudança no modelo de produção e consumo de energia criando a figura do “prosumidor”, aquele que produz e consome sua própria energia. Um novo modelo, a geração distribuída e inteligente está se consolidando.

O dono da granja em Aceuchal (Badajoz) teve que escolher entre a assumir os custos de alimentação elétrica da fazenda (ou seja, linhas de energia, transformador de subestação, extensão e taxas de conexão, garantias de depósitos e assim por diante) ou ser auto-suficiente. Ele escolheu a segunda opção: ser autosuficiente e isolado da rede.

O investimento inicial pode ser um pouco maior, mas o período de retorno do investimento é muito curto e que motivou a sua decisão. A solução consiste em um sistema de geração híbrido que prioriza a geração de energia renovável, tendo o grupo gerador a gás como suporte em casos de alta demanda.

A instalação solar tem uma capacidade de 15,00 kWp. Os seus componentes são:
– Inversore SMA Sunny Island 5000A e Sunny 8.0 h.
– As baterias Hawker Ecosafe TZS-12.
– Gerador de 50 KVA Gas.
– Painéis solares da Sharp Microamorfo

Este sistema alimenta todos equipamentos agrícolas sendo a primeira instalação independente de seu tipo na região e uma referência para a sua indústria e para os outros que buscam alternativas energéticas viáveis, tanto técnica como economicamente.

Adaptado de http://www.energetica21.com

About Post Author

Deixe um Comentário