BlogSolar

Investimento em painéis fotovoltaicos é solução definitiva na redução de consumo de energia e na conscientização ambiental dos alunos e cidadãos

Desde Agosto de 2014 a escola internacional Fundação Torino localizada em Belo Horizonte conta com ajuda do Sol para reduzir sua conta de energia e sua pegada ecológica.

Funcionando há pouco mais de 1 ano e meio os 36 painéis solares instalados em uma das coberturas do colégio já produziram mais de 15 mil quilowatts-hora de energia elétrica, informa Carlos Café, Diretor do Studio Equinócio, empresa responsável pela instalação e cuidado da usina solar.

A instalação foi uma das primeiras a funcionar em Belo Horizonte sob o regime da Resolução Normativa nº 482, de 17 de abril de 2012 que estabeleceu o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale usinas solares em sua unidade consumidora e troque energia com a distribuidora local ou com outros consumidores e reduza o valor da sua fatura de energia elétrica

A instalação em uma escola é um símbolo pois além da importância das atitudes transformadoras de cada um, a escola tem papel fundamental na formação de seres humanos atuantes e sócio responsáveis e o uso da energia solar é um poderoso sinal do uso consciente da responsabilidade em reduzir o consumo de energia e despertar nos alunos a conscientização da preservação ambiental. A criação da usina fotovoltaica, que transforma radiação do sol em energia, rendeu à Fundação Torino, escola internacional de Belo Horizonte, um lugar entre os três finalistas do Prêmio Mineiro de Inovação (PMI) na categoria Processo pois foi o primeiro projeto desse tipo realizado por uma escola no País, que une economia e aprendizado permitindo aos alunos interagirem diretamente com todo o processo.

A bela usina solar instalada em um dos pontos mais altos de Belo horizonte produz uma energia elétrica limpa e a energia extra gerada, produzida principalmente nos dias que a escola não está em funcionamento, é injetada na rede de energia da Cemig, sendo descontada posteriormente na fatura de consumo do colégio.“ Quando a quantidade de energia gerada em determinado mês for superior à energia consumida naquele período, o consumidor fica com créditos que podem ser utilizados para diminuir a fatura dos meses seguintes e estes créditos de energia valem por  5 anos, informa Café.

A adesão ao modelo de geração distribuída solar como fez a Fundação Torino têm crescido exponencialmente nos últimos anos 2 anos e se multiplicou por 4 entre 2014 e 2016.  “Somente entre Dezembro de 2015 e Fevereiro de 2016 nosso grupo instalou mais de 300 kW ( 1200 painéis solares) de usinas solares em Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo, comenta Carlos Café, diretor do Studio Equinócio (Grupo AEVO) que projeta, instala, aluga e cuida de usinas solares residenciais, comerciais e industriais.

Sempre vem à mente dos consumidores uma mensagem antiga de que a energia solar é cara e inviável, mas esta percepção ficou no passado. Gerar a própria energia elétrica é um ótimo investimento e hoje cada kWh de energia produzido pelo Sol é mais barato que o kWh comprado das cias de energia. O retorno do investimento na Fundação Torino foi estimado em 4 anos e uma boa usina solar deve durar mais de 20 anos o que torna a tecnologia um bom investimento.

A durabilidade de uma usina solar é estimada em pelo menos 25 anos mas exige cuidados ainda que simples como por exemplo a limpeza das placas. Nós monitoramos todas usinas solares à distância e recebemos alertas em nossos celulares e computadores de modo que qualquer falha ou alteração no desempenho da usina seja identificado e tratado por nossa equipe, comenta Café.

O Studio Equinócio ainda oferece um modelo de negócios inovador para algumas empresas e aposta também no aluguel dos painéis solares fotovoltaicos o que permite uma redução dos custos de energia sem necessidade do investimento inicial por parte das empresas contratantes. Já temos aluguéis em pleno funcionamento em rede de drogarias e locadoras de carros no Estado de Minas informa Café.

É um momento de inovar, distribuir e compartilhar a energia e a riqueza para que a produção de energia elétrica se pareça com a internet.

Saiba mais: www.studioequinocio.com.br

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse