• contato@studioequinocio.com.br

BlogSolar

A reforma realizada na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG), visando estruturá-la para o Mundial de Futebol que vai acontecer em 2014, contou com as Tubulações de Cobre Eluma nas redes hidráulicas e no sistema de aquecimento. Conhecido como “Gigante do Horto”, o local deverá funcionar como um dos Centros de Treinamentos de Seleções durante os jogos que serão sediados na capital mineira.

No novo estádio foram utilizados Tubos da Linha HIDROLAR® da Eluma. Produzidos pelo processo de extrusão e, em seguida, calibrados nos diâmetros comerciais por trefilação, os modelos são rígidos, sem costura e comercializados em barra de 5,0 metros. Esses itens possuem composição química de 99% de cobre, apresentam boa resistência à corrosão química e mecânica, longa vida útil, além de serem recicláveis.

A sustentabilidade também foi priorizada nesse projeto e, mais uma vez, os produtos da marca garantiram maior eficácia para o aproveitamento da energia solar. Nessa obra, os produtos Eluma também equipam o sistema de aquecimento dos vestiários, já que essa linha também é indicada para a condução de água quente dos coletores aos reservatórios e pontos de consumo. Na fabricação das placas, responsáveis pela absorção dos raios solares, foi aplicado o Tubo SOLAR® Eluma, que é composto de 99,9% de cobre, além de ser rígido e sem costura.

O Engenheiro de Aplicações de Produtos Eluma, Emerson Santos, explica que o cobre permite a modernização nos processos de produção desses equipamentos, pois é possível desenvolver coletores mais finos e mais leves, diminuindo, inclusive, a sobrecarga do sistema sobre os telhados, sem perder a eficiência térmica, o que o torna a matéria-prima ideal para essa aplicação.

Com um papel significativo nessa construção, esse metal garante melhor desempenho a esses equipamentos solares. Além de auxiliar na captação de calor, o cobre gera maior condutibilidade e tem propriedades bactericidas, o que evita a proliferação de microorganismos na água.

Outra vantagem que se constata é nas interligações hidráulicas, pois, como o material sofre menor dilatação, não cria pontos de tensão na estrutura predial. Como os reservatórios de água quente dessas edificações podem atingir altas temperaturas, chegando até 180ºC, o cobre demonstra maior resistência diante do calor gerado nesses equipamentos. A seu favor também pesa a solidez. Como é um metal que não se desgasta à medida que os raios solares incidem nas placas, possui um custo de manutenção menor, e uma durabilidade de cerca de 30 anos.

Infraestrutura moderna e tecnológica

O projeto Arena Independência foi executado pela Sygma Solar, que atua na implantação de sistemas centrais de aquecimento de água, da qual a Eluma é uma das parceiras. A entrega desse espaço foi no dia 25 de abril, com um jogo amistoso entre o América-MG e o Argentino Juniors, onde os jogadores puderam conferir a comodidade dos vestiários.

Carlos Faria, coordenador de Engenharia e diretor do Studio Equinócio, empresa responsável pelo desenvolvimento de soluções para o uso da energia solar, explica que o sistema projetado tem capacidade de armazenamento de oito mil litros de água quente a 50ºC e é composto de dois reservatórios de quatro mil litros fabricados internamente em inox 304 com corpo externo em alumínio naval.

No caso dos aquecedores, a central de calor é composta por seis queimadores de modulação automática e display digital que exibe a temperatura e o status de funcionamento do sistema, totalizando uma potência de 200 KW, garantindo assim uma capacidade de geração de água quente confiável e de fácil manutenção para a operação do local nos dias de maior ocupação. As tecnologias empregadas nessas obras seguem padrões de qualidade e as recomendações técnicas da ABNT.

SOBRE A ELUMA

Líder de mercado há 69 anos, a Eluma – a Marca do Cobre conta com amplo portfólio que engloba Tubos e Conexões, Barras de Perfis de Cobre e Latão, Arames com esses mesmos materiais, Vergalhão Furado, Tubos industriais, Cabos Flexíveis e Laminados, além de uma linha completa de acessórios como Pasta Especifica para Soldagem, Solda (sem chumbo), Escova, ELUMAFLEX®, Flangeador para tubos de cobre flexível, Cortador de Tubos de cobre, Maçarico Portátil para soldagem e Refil de Gás Propano.

Presente em 65% das lojas de materiais de construção do Brasil (IBOPE 2010) tem parte da sua produção exportada para mais de 30 países.

Um dos momentos significativos da sua história de sucesso foi a sua incorporação em 2010 pela Paranapanema, maior produtora integrada de cobre refinado no País e líder de vendas no mercado brasileiro, o que a torna a maior empresa nacional da cadeia do cobre.

A linha de produtos da marca é fabricada em duas unidades fabris localizadas em Santo André (SP) e em uma terceira em Serra (ES), compondo um parque industrial que totaliza uma área de 500 mil m².

About Post Author

1 Response

  • ANDRE LUIZ FONSECA RIBEIRO

    Temos verificado em todos os casos de problemas de vazamento nas tubulaçãoes de cobra a instalação efetuada de forma inadeguada o que gera uma onda de vinculação a problemas do pruduto . Onde efetuamos vistoria verificamos sempre erros na conduta da instalação

    Reply

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse