A partir de agora, os empreendimentos e unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida na Paraíba utilizarão energia solar fotovoltaica.
A Resolução Recomendada do Conselho das Cidades da Paraíba que indica essa necessidade foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da última terça-feira (25).
A decisão de encaminhar a resolução foi tomada durante a primeira reunião do ConCidades/PB, realizada nos dias 19 e 20 de fevereiro, tendo em vista a crescente necessidade de diversificar a produção energética brasileira.
Outro ponto relevante para a criação da Resolução foi que o Ministério das Cidades já foi recomendado nesse sentido, por meio da Resolução Recomendada Nº 135, de 2 de março de 2012, encaminhada pelo Conselho Nacional das Cidades e publicada no Diário Oficial da União em 11 de setembro de 2012.
Energia Fotovoltaica – O projeto de Energia Solar Fotovoltaica foi desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular da Paraíba (Cehap) em estudo, desde 2011, quando a empresa avaliou o Plano de Habitação do Programa Minha Casa Minha Vida II.
A pesquisa mostrou que o método de utilização de energia solar para aquecimento de água preconizada pelo programa era desnecessário para nossa região.
A partir de então, foram feitos os contatos com a Universidade Federal de Campina Grande e com a Concessionária de energia elétrica na Paraíba para que o estudo e o projeto fossem viabilizados.
A ação é pioneira no país e prevê a utilização dos painéis solares para gerar energia elétrica que poderá ser usada em toda a casa e, ainda, reduzir as despesas para os moradores.
“Acredito que em um breve futuro todas as casas populares terão energia fotovoltaica, fazendo com que o povo paraibano possa pagar bem menos pela energia”, disse Emília Correia Lima, presidente da Cehap e do ConCidades/PB.
Fonte:http://www.pbagora.com.br/