• contato@studioequinocio.com.br

BlogSolar

O grupo Sygma Solar (www.sygmasolar.com.br ) chega ao mercado brasileiro inovando e reunindo um grupo de 5 empresas com amplo conhecimento e experiência de mais de 15 anos em sistemas de aquecimento, principalmente aqueles que conjugam a energia solar renovável com os demais energéticos, como o gás e a energia elétrica.
No último mês de Março, o grupo Sygma Solar representado por sua empresa de engenharia solar- Studio Equinócio (www.studioequinocio.com.br ) e pela empresa de Manutenção e Otimização de Centrais de Água Quente- Manut Energias (www.manutenergias.com.br), foi contratado para prestar seus serviços a um Centro de Manutenção de Aeronaves, localizado nas proximidades do Aeroporto de Confins em Minas Gerais.

O centro de manutenção possui em suas instalações um sistema de aquecimento solar com uma área de captação de 60m2 de coletores solares planos de alto rendimento para produzir água quente para atendimento aos vestiários do setor II.


O serviço fornecido pela Sygma Solar consistiu na realização de um diagnóstico da instalação para uma devida otimização de operação do sistema e também na instalação e colocação em funcionamento de um anel de recirculação de água quente.

No sistema de aquecimento solar foram reformados alguns coletores solares que apresentavam o vidro quebrado, realocação dos sensores de temperatura e ajuste dos setups do sistema de comando, informa José Francisco, coordenador técnico da Manut Energias. Este intervenção visa privilegiar ainda mais o Sol, ou seja, produzir mais água quente de forma gratuita sem que o consumo de energia elétrica pelo sistema de apoio seja priorizado.

Um dos pontos críticos em instalações de aquecimento central é minimizar os tempos de espera da água quente aos pontos de consumo e sempre que possível reduzi-lo a zero. Neste caso, a central de aquecimento solar se localizava a uma distância considerável das duchas dos vestiários e o tempo de espera da água quente podia chegar a mais de 10 minutos. Com nossa intervenção implantamos um sistema digital inteligente de recirculação de água quente, reduzindo drasticamente o tempo de espera e consequentemente economizando água, uma exigência em qualquer projeto eficiente, comenta André, diretor da Manut Energias.

Efetuamos também a lavagem do vidro de todos os coletores solares, eliminamos alguns pontos de corrosão galvânica no circuito hidráulico e refizemos a vedação de alguns coletores que apresentavam infiltração de água, comenta Carlos Faria, do Studio Equinócio que complementa: só para termos uma idéia da importância da lavagem dos coletores solares, nesta instalação do Centro de Manutenção, de acordo com os padrões de consumo de água quente e área de coletores instalados, o sistema apresentaria uma contribuição solar de 73%. Com os vidros mais sujos, esta contribuição solar já estaria reduzida para 66%, uma redução bastante considerável de eficiência e consequentemente da economia dos usuários.

A integração dos projetos solares, hidráulicos, arquitetônicos e energéticos é uma especialidades que Grupo Sygma Solar o que no final resulta em melhores resultados para os clientes que obtém comprovadas reduções de consumo de insumos como água e energia e ainda podem garantir aumento de conforto.

O diagnóstico realizado pela Sygma ainda apontou para outras modificações que serão avaliadas após os resultados da 1ª etapa do trabalho se consolidarem.

Um sistema de aquecimento solar, devido à qualidade dos materiais que utiliza pode e deve durar mais de 15 anos. Um de nossos objetivos dentro da Sygma Solar é ofertar serviços de acompanhamento periódico e profissional de instalações de aquecimento solar que permitam que sistema além de durar mais tempo opere de forma eficiente por todos estes anos, garantindo todos os benefícios que a energia gratuita do Sol nos oferece.

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse