SEVILHA, Espanha–(BUSINESS WIRE)–Fuentes de Andalucía — No ultimo dia 6 de Outubro, Sua Majestade o Rei da Espanha Juan Carlos I e Sua Alteza Geral Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, Príncipe Coroado de Abu Dhabi, Comandante Supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, inauguraram oficialmente a nova usina solar Gemasolar em Fuentes Andalucía, Espanha.

Sua Alteza Sheikh Hazza bin Zayed Al Nahyan, Conselheiro de Segurança Nacional e Vice-Presidente do Conselho Executivo de Abu Dhabi, EAU, e Sua Alteza Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, Ministro das Relações Exteriores, juntamente com outros dignatários dos Emirados Árabes Unidos e do governo espanhol, também participaram do evento. O Ministro das Relações Exteriores e Cooperação da Espanha, Trinidad Jiménez, e o Ministro da Indústria, Turismo e Comércio, Miguel Sebastián, estavam entre os convidados. O sr. Sebastian participou da cerimônia, juntamente com o presidente do governo autônomo de Andaluzia (Junta de Andalucía), José Antonio Griñán, que foi o último orador no evento.

Propriedade da Torresol Energy, uma joint venture entre a Masdar – empresa de energia renovável progressiva e holística de Abu Dhabi – e a SENER – empresa de construção e engenharia líder da Espanha, a Gemasolar é a primeira usina comercial no mundo a usar armazenamento térmico baseado em sal derretido em configuração de torre central com um campo heliostático.

A instalação da Gemasolar representa um avanço significativo da indústria solar global e um importante novo campo de cooperação entre a Espanha e os Emirados.

Durante a cerimônia, o presidente da Torresol Energy, Enrique Sendagorta, o presidente da SENER, Jorge Sendagorta, e o diretor executivo da Masdar, Dr. Sultan Ahmed Al Jaber, destacaram nos seus discursos a importância desse projeto.

O sr. Enrique Sendagorta declarou: “Queremos ser uma empresa global que desenvolve o uso de energia solar como uma fonte sustentável de energia e, portanto, contribuir com a proteção do ambiente para as gerações futuras. O lançamento desta usina que inauguramos hoje é o primeiro passo decisivo no nosso caminho. A Gemasolar, que pertence à Torresol Energy, não teria sido possível sem as contribuições dos seus parceiros: SENER e Masdar”.

Por sua vez, o sr. Jorge Sendagorta complementou: “Na última década, a SENER dedicou um enorme esforço intelectual e econômico para o avanço e a implementação comercial da geração termoelétrica de energia solar concentrada. Um esforço que deu resultados, pois materializamos três importantes contribuições para o desenvolvimento dessa tecnologia: o armazenamento térmico, que melhora drasticamente a disponibilidade da usina e torna possível gerar energia mesmo quando não há luz solar, o aumento da eficiência termoelétrica, com receptores que operam em temperaturas muito altas e a redução de custos com designs e processos industrializados. Todas essas inovações são particularmente demonstradas nessa usina da Gemasolar”.

O Dr. Al Jaber disse: “Abu Dhabi tem o objetivo de construir pontes com nações semelhantes para tratar dos maiores desafios do mundo, tais como segurança energética, mitigação de mudança climática e desenvolvimento humano sustentável. Hoje é um marco importante neste empreendimento. A Masdar está trabalhando com parceiros internacionais para desenvolver e implementar as mais recentes inovações científicas e tecnológicas, aumentando o papel da energia renovável como parte de uma energia diversificada. Desta forma, vamos usufruir do papel internacional dos Emirados como exportadores de energia, sendo também fornecedores globais de conhecimento e expertise de energia do futuro. Os benefícios dessa usina vão além da nova tecnologia e chegam ao desenvolvimento econômico e social e esperamos trabalhar com outras nações para aproveitar novas oportunidades e nos beneficiarmos desta significativa conquista”.

Mais de trezentos e cinquenta convidados participaram da abertura, entre eles representantes de governos centrais, regionais e locais, políticos líderes da Espanha, profissionais do setor financeiro, associações comerciais e agências de pesquisa, além de figuras importantes do setor de ESC e técnicos cujo trabalho contribuiu para a bem sucedida conclusão da usina.

A Gemsolar é uma revolução no setor de ESC, e espera-se que sua operação comercial abra caminho para outras usinas de torre central com tecnologia de receptor de sal derretido, um sistema eficiente que melhora o despacho de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

A Gemasolar é uma usina solar de alta temperatura, que pode alcançar temperaturas operacionais de mais de 500°C, muito mais altas que usinas com tecnologia parabólica, pois não precisa de petróleo, mas usa ao invés disso sal derretido como fluido de transferência. Essas temperaturas mais altas, por sua vez, geram vapores mais quentes e pressurizados na turbina, o que aumenta significativamente a eficiência da usina.

A capacidade de armazenamento de sal permite que a usina forneça energia sob demanda para a rede, independentemente de haver radiação solar. Logo, a Gemasolar, com sua capacidade de 19,9 MW, pode fornecer eletricidade a uma população de 27.500 domicílios no sul da Espanha. Espera-se que a Gemasolar produza um total líquido de mais de 110 GWhe por ano operando um total de 6.450 horas em capacidade total.

Essa produção anual da Gemasolar (110 GWhe) é equivalente à energia gerada em uma usina térmica convencional queimando 89 mil toneladas de lignito ou energia convertida de 217 mil barris de petróleo. Portanto, espera-se que a usina economize mais de trinta mil toneladas de emissão de CO2 por ano.

Os equipamentos mais avançados da usina foram desenvolvidos pela SENER. Essa empresa tem sido responsável por conduzir a EPC e os trabalhos de comissionamento da usina e também fornecer toda a tecnologia para a Gemasolar e o design de engenharia básico e detalhado. Quanto à Masdar, uma desenvolvedora estratégica de projetos de energia renovável, a empresa ajudou a garantir a abordagem comercial para financiar e operar esta instalação.

A Torresol Energy, que desenvolve comercialmente, gerencia construção, é dona e opera usinas de ESC globalmente foi premiada com uma tarifa regulamentada de 25 anos pelo governo espanhol. Ela está desenvolvendo outras duas instalações – Valle 1 e Valle 2 – perto de Cadiz. Essas instalações de 50 MW empregarão tecnologia parabólica e terão uma produção elétrica líquida de 160 GWh/ano cada uma – equivalente a um consumo médio de quarenta mil domicílios. Essas duas usinas juntas ajudarão a economizar 90 mil toneladas de CO2 por ano. Ambas estão agendadas para começar a operar no final de 2011.

Essas instalações ajudarão a Espanha a contribuir para as metas de clima e energia de 2020 da Europa que pretendem reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 20%, aumentar para 20% o uso de renováveis como fonte primária de energia e reduzir o consumo de energia primária em 20% através de eficiência melhorada.

Uma instalação de financiamento de 171 milhões de euros foi garantida através do mercado aberto em 2008 para a construção da Gemasolar, guiada pelo Banco Popular, Banesto e o Instituto de Crédito Oficial, com 90 milhões de euros dessa instalação fornecidos pelo European Investment Bank. Outros 540 milhões de euros de empréstimos de financiamento do projeto foram garantidos para a construção de Valle 1 e Valle 2.

Levantar este valor para uma tecnologia inovadora em escala comercial mostra que a Masdar e a SENER são capazes como parceiros tecnológicos fortes e confiáveis. O apoio da EIB também foi muito importante para a viabilidade desse projeto. O investimento total nas três instalações chegou a 1 bilhão de euros (US$ 1,4 bilhão).

A Gemasolar já ganhou inúmeros prêmios inclusive ‘Inovação de tecnologia comercializada do ano’ e o título Ruban d’Honneur nos prestigiosos Prêmios de Negócios Europeus.

About Post Author

Deixe um Comentário