• contato@studioequinocio.com.br

BlogSolar

Um novo programa de pesquisa australiano está procurando desenvolver novos materiais que poderiam reduzir o volume de sistemas de armazenamento de energia térmica solar por um fator de 10, e portanto proporcionar uma redução significativa nos custos.

A maioria dos sistemas de armazenamento utilizada nos sistemas solares térmicos na Espanha e em outros países têm utilizado alguma forma de sal fundido, mas um projeto que está sendo liderado pela Universidade do Sul da Austrália está olhando para explorar substâncias de “mudança de fase” materiais que podem operar a temperaturas mais elevadas, armazenar mais calor dentro do mesmo volume e requerer um espaço significativamente menor.

O projeto – que inclui também o Instituto Barbara Hardy e da Universidade de Lleida, na Espanha, juntamente com o consórcio Oasis Solar que está desenvolvendo uma usina de captação solar de 44MW em Whyalla, Austrália do Sul e AORA Solar em Israel – é apoiado por recursos do Instituto de Energia Solar da Austrália.

O líder do projeto Professor Wasim Saman, do departamento de engenharia de energia sustentável da University of South Australia, disse que sua equipe está investigando uma série de diferentes materiais, incluindo sais inorgânicos.
“Esperançosamente nós podemos reduzir o tamanho dos tanques de armazenamento por um fator de 5 a 10 e isso reduziria os custos, mas precisamos de aprimorar tecnologia para permitir uma rápida transferência de calor entre o material e fonte de calor.

Saman diz que sua equipe vem trabalhando com o projeto Oasis Solar há algum tempo, e a universidade tem um campus em Whyalla. A equipe pretende criar um sistema de armazenamento em pequena escala para uso com a tecnologia de concentração solar. A parceria com AORA Solar em Israel vai se concentrar em pequenos sistemas de energia solar de concentração. “Em ambos os casos, a diferenciação é o potencial de ser despachável. Isso é algo que solar térmico pode fazer.

Adaptado:http://reneweconomy.com.au

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse