Esta marcado para a próxima quarta-feira (26/10) o inicio das obras para colocação de painéis fotovoltaicos na cobertura do Estadio do Pituaçú, em Salvador, Bahia. Idealizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o projeto é pioneiro no País no uso de um estádio para geração de energia solar e faz parte do programa de eficiência energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Grupo Neoenergia.

“Esse projeto tem um peso importante porque, além de gerar energia limpa, o excedente será jogado na rede e comercializado – isso quando o estádio não estiver em uso. Quando o uso for excedente, o custo a ser pago será jogado no orçamento da Secretaria de Esportes e reposto futuramente com os recursos da comercialização. Com isso, o governo não terá prejuízo com contas de energia elétrica”, explica a assessora de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

O modelo de painéis escolhido para o estádio, que tem capacidade para 32 mil pessoas, é um dos tipos mais leves e a única estrutura necessária seria a de fixação para chapas metálicas. Como são flexíveis, inquebráveis e feitos para serem colados diretamente sobre chapas metálicas, eles são mais fáceis e rápidos de serem instalados e não exigem reforço estrutural. Além disso, são os que possuem o menor custo por área coberta.

Segundo a Neoenergia, a usina fotovoltaica de Pituaçu será a primeira a usar esta tecnologia para instalações deste porte no Brasil. Ainda está prevista uma economia de energia elétrica com a substituição dos 192 refletores por 160 de plasma, tecnologia LG, que reduzirão os custos em 31%. O consumo passará de 2.220 MWs/h para 1.850 MWs/h

A obra faz parte de uma parceria entre a Coelba e o governo da Bahia e está orçada em R$ 5,6 milhões. Desse total, 70% serão aportados pela companhia elétrica, com recursos de seu programa de eficiência energética. A estimativa é de que a estrutura esteja montada até 4 de dezembro, quando acontece a última rodada do Campeonato Brasileiro.

Ainda de acordo com a assessora da companhia, dois outros projetos do Grupo Neoenergia nos mesmos moldes já estão previstos para 2012.

Errata: Diferente do que havia sido informado, o que estará pronto no dia 4/11 é a estrutura dos painéis. Para que a nova iluminação entre em operaçao, é necessária ainda a aproavção da Aneel. E a obra não é uma parceria público privada com a Odebrecht – a companhia é apenas responsável pela reforma do estádio

Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário