O avião “Solar Impulse”, que funciona exclusivamente com energia solar, aterrisou esta noite na localidade suíça de Payerne, completando assim a sua primeira tournée internacional que foi da Bélgica a França.

O protótipo pousou na terra depois de pouco mais de 12 horas de voo desde Paris, onde o inovador avião foi apresentado no Salão Aeronáutico de Le Bourget. Teoricamente o avião podia ter aterrisado um pouco mais cedo, uma vez que já se encontrava na região há já algum tempo, mas teve de se aguardar pelas condições adequadas porque este aparelho é muito sensível aos efeitos térmicos, segundo explicou o chefe desta missão, Raymond Clerc.

As borbulhas de ar que se formam principalmente sobre as auto-estradas, as linhas férreas e as cidades podem desequilibrar o aparelho, assegurou. O motivo desta sensibilidade é a grande envergadura do avião com 63,4 metros, semelhante a um Airbus 340, e ao seu pouco peso de 1.600 quilos, equivalente a um automóvel.

Pilotado por André Borschberg, que foi o seu criador juntamente com Bernand Piccard, o avião conseguiu retomar à Suíça, depois de realizar os seus primeiros voos internacionais. O primeiro levou-o no dia 13 de Maio a Bruxelas, onde o “Solar Impulse” foi apresentado às autoridades europeias e a peritos aeronáuticos. Posteriormente, e depois de duas tentativas falhas de voo a Paris, devido a condições meteorológicas adversas, o avião pode efetuar o voo à capital francesa no dia 14 de Junho.

O objetivo a longo prazo da equipe que leva a cabo esta experiência é realizar uma volta ao mundo em 5 etapas entre 2013 e 2014. Antes disso, espera-se construir um segundo protótipo maior e melhorado, um projeto que está previsto iniciar-se no próximo mês. A primeira versão do “Solar Impulse” concentra uma sofisticada tecnologia que lhe permite voar sem combustível fóssil e unicamente com reservas de energia solar, captadas a partir de 12.000 células fotovoltaicas.

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