Depois do projecto SDHTake-off, já arrancou uma nova iniciativa para promover a utilização da energia solar térmica nas redes de aquecimento e arrefecimento urbano. O projecto chama-se SDHplus e foi um dos seleccionados em 2011 para receber o apoio financeiro do Programa Energia Inteligente Europa (EIE).

O consórcio do projecto conta com a participação de entidades de treze países – Alemanha, Áustria, Itália, Dinamarca, República Checa, Bélgica, Suécia, Espanha, França, Polónia, Croácia, Eslovénia e Lituânia. Os últimos seis são novas entradas, relativamente ao projecto anterior, e estima-se que tenham um potencial de capacidade instalada de 500MWth em 2020. No âmbito do SDHplus, será dada orientação a estes mercados sobre a aplicação da tecnologia, o que inclui, entre outras iniciativas, a formação de 360 agentes e 120 profissionais relacionados com a actividade. A transferência de know-how para estes seis países é uma das metas do projecto.

Segundo a informação disponibilizada à Climatização pelo coordenador do projecto, Thomas Pauschinger, o SDHplus propõe-se a fomentar a transição do uso de fontes energéticas convencionais nas redes de aquecimento urbano para a utilização de energia solar térmica, através da demonstração de casos de sucesso da integração da tecnologia em redes de aquecimento e arrefecimento urbano, do desenvolvimento e implementação de novos modelos de negócio em situações em que as energias renováveis são usadas para alavancar edifícios com elevado desempenho energético, e do desenvolvimento e implementação de novas estratégias de mercado, como por exemplo modelos feed-in ou tarifas “verdes”. Estima-se que um desenvolvimento progressivo deste mercado possa levar à instalação de cerca de 9 GWth de energia solar térmica ligada a redes de aquecimento urbano até 2020. Em termos indicativos, de acordo com a descrição do projecto, o seu impacto no crescimento do mercado pode ser quantificado em mais ou menos 20% desse valor.

Fonte:http://www.climatizacao.pt

About Post Author

Deixe um Comentário