A Assolterm (http://www.assolterm.it/) , associação italiana de energia solar térmica realizará durante a Solarexpo(http://www.solarexpo.com/) uma conferência (Verona, 05 de maio de 2011) para analisar os progressos e inovações tecnológicas e mudanças regulatórias no campo da energia solar térmica.
O recente decreto de aplicação da Diretiva 2009/28/CE relativa à promoção das fontes renováveis evidencia como o papel do calor renováveis deve ser central para a realização dos objetivos e metas estipulados para o ano de 2020.
Estas tecnologias, na verdade, são colocadas em diferentes pontos focais do decreto seja nos requisitos de desempenho energético dos edifícios ou na simplificação administrativa e a revisão dos regimes de incentivo.
Em particular, o decreto introduz explicitamente um incentivo estrutural para as instalações de pequena potência pelo calor renovável. Este incentivo, uma espécie de “conta de energia térmica” ainda não foi definido no detalhe (valores, normas técnicas, acompanhamento, pagamento, etc.) temas que serão objeto de decretos posteriores a serem emitidso no prazo de seis meses a partir da entrada em vigor do decreto.
A conferência organizada pela Assolterm é uma oportunidade para fazer um balanço das muitas inovações que estão varrendo o campo da energia solar térmica e aprofundar temas dedicados à análise de regulamentações e de mercado, aplicações tecnológicas e sinergias com o calor de outras fontes renováveis , temas fundamentais para fortalecer uma indústria crescente e crucial para o futuro energético da Itália.
Studio Equinócio