O arquiteto , especialista em eficiência energética de edificações e diretor da Grass Consultoria, Gustavo Gravatá, visitou no último mês a cidade de Barcelona e teve oportunidade de se inteirar de projetos importantes que ocorrem na cidade e demonstram um bom caminho para a sustentabilidade… e claro trazer para o Brasil mais conhecimentos e projetos na área.

A cidade espanhola de Barcelona é um dos bons exemplos de administração que se comprometeu em reduzir sua pegada de carbono através de investimentos em geração de energia limpa e mobilidade urbana consciente.

A Agência de Energia de Barcelona e a Câmara Municipal criaram um ambicioso plano baseado em energia, mudanças climáticas e qualidade do ar para ser implantado no período entre 2011 e 2020. Tendo como objetivo reduzir em 9% o consumo de energia e cortar 16% das emissões de CO2 nestes nove anos e, desta maneira, tornar a cidade uma das mais “verdes” da Europa.

Este trabalho consiste em implantar 108 projetos que, em sua maioria, são focados em eficiência energética e energias renováveis. A cidade já havia aprovado leis que obrigam as novas construções a suprirem sua demanda de água quente com, pelo menos, 60% de energia solar, para estimular o uso desses sistemas de aquecimento solar.

Uma grande usina termoelétrica a gás de biomassa, está em operação e irá gerar mais de 2,9TWh de energia, meios de transporte públicos mais eficientes e limpos como bicicletas e ciclomotores elétricos, dentre outras atitudes, compõem parte dessa rede de soluções que conquistam cada vez mais espaço na cidade e avançam para o objetivo comum traçado pelas metas acordadas.

A média anual de insolação diária em Barcelona fica em torno de sete horas, recurso aproveitado e visualmente bem explorado por uma das maiores instalações fotovoltaicas da Europa.

Composta por duas grandes estruturas com área total de 10.700m2, a usina solar do Parque do Fórum Social produz anualmente cerca de 1.300.000 KWh de energia limpa e infinita.

E essa forma de geração limpa será replicada para diversos prédios públicos da cidade durante esse plano energético. Estando em pontos estratégicos, tornando mais acessíveis visualmente e disponibilizando informações acerca de seu funcionamento, tais soluções educam e se convertem em consciência ambiental para a sociedade catalã.

A Grass -grupo de arquitetos e soluções sustentáveis é uma equipe de novos profissionais preocupados com o futuro do planeta, atentos a tecnologias e sistemas construtivos que minimizem os impactos da frenética ocupação do solo. A equipe trabalha visando harmonizar o projeto com o ambiente e seu entorno, enfatizando uma melhor escolha dos recursos disponíveis, valorizando o produto final, reduzindo custos aos proprietários e meio natural e realiza consultorias e projetos para sistemas de energia solar em edificações uni ou multi-familiares, comerciais, institucionais e industriais, incluindo processos produtivos.
http://grassprojetos.com/

About Post Author

Deixe um Comentário