BlogSolar

O vice-governador Alberto Pinto Coelho abriu, na noite de segunda-feira (04), em Capitão Enéas, Norte de Minas, o 1º Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis. O encontro reúne especialistas em energia sustentável do Brasil e de outros países, para discutir as potencialidades de desenvolvimento do Norte de Minas, na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis e a biomassa.

Alberto Pinto Coelho destacou a importância da busca da energia renovável não só pela questão ambiental, mas também pelo perfil da geração energética. “Minas Gerais é um Estado privilegiado pelas suas riquezas naturais, não é só por ser a caixa d’água do país e por ter um potencial hidrelétrico muito grande, mas também por ter potencial muito grande na geração de energias renováveis, como a eólica, a energia solar e a originada na biomassa”, afirmou.

O prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, disse que o Norte de Minas está atento para a importância de transformar o seu calor em riqueza e energia para mover empresas e gerar empregos e renda.

“A busca por alternativas energéticas renováveis é o grande desafio do século XXI. O Congresso é o momento para discutir o desenvolvimento sustentável a partir de fontes renováveis e, para nós, norte-mineiros, uma possibilidade de planejar nosso futuro, atraindo investimentos com base na sustentabilidade”, afirmou o prefeito.

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas, Elmar de Oliveira Santana, o Norte de Minas desponta como a nova fronteira de investimentos do Estado. “A nossa região apresenta excelentes condições, para abrigar empreendimentos de geração de energia elétrica com associação de diversas fontes renováveis”, afirmou.

Segundo o secretário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, Gil Pereira, discutir a energia renovável não faz parte do futuro. É o nosso presente. Com a realização deste congresso, o município de Capitão Enéas dá um salto de qualidade.

Referência na América Latina
Capitão Enéas vai receber a maior usina de energia solar da América Latina, a ser implantada pela SKY Energética empresa chinesa, com atuação global, especializada no investimento e financiamento de tecnologia de engenharia, construção, operação e gestão de energia renováveis, em particular no campo de energia solar fotovoltaica.

Participaram da solenidade o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto, o subsecretário de Minas Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Paulo Sérgio Machado Ribeiro, o presidente da Associação dos Municípios do Médio São Francisco (AMMESF) e prefeito de Ubaí, Marco Antônio Andrade; o presidente da Câmara Municipal de Capitão Enéas, Welerson Lopes Pereira, e o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela.

fonte: http://www.farolcomunitario.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse