BlogSolar

A Academia Solar oferece entre os dias 5 a 7 de Dezembro em Brasília o curso de projetos de sistemas de energia solar. Um dos temas de destaque diz respeito ao projeto, instalação e manutenção de sistemas de aquecimento solar em edifícios residenciais e comerciais e aborda também os conceitos iniciais de como inserir a energia solar fotovoltaica para a produção de energia elétrica.

MORADORES ECONOMIZAM MAIS DE 450 MIL REAIS

Construtores “fortemente” compromissados com o desenvolvimento urbano sustentável e com o bolso dos futuros moradores das edificações sempre têm a oportunidade de oferecer um sistema de aquecimento solar que forneça grande parte da água quente demandada para uso sanitário, como banhos, cozinhas e lavabos. Um caso hipotético evidencia isto: um edifício em Brasília com 80 apartamentos quando não é projetado para ter aquecimento solar impõe (obriga literalmente) aos futuros moradores a usar uma fonte de energia sempre mais cara e por vezes fóssil e “mais poluente”. Por exemplo, caso os moradores desta edificação hipotética optem por usar somente o gás como energético para aquecer a água, terão uma despesa operacional de pouco mais de 35 mil reais por ano. Como não é simples mudar a edificação que não tenha sido pensada para ter energia solar, os moradores estarão literalmente condenados por muitos e muitos anos a gastar uma enorme quantia de recursos (em 15 anos mais 600 mil reais) e ainda contribuirão com a emissão de 360 toneladas de CO2 na atmosfera do planeta. Utilizando as tecnologias mais modernas de coletores solares hoje disponíveis no mercado, uma área pouco mais de 100m2 na cobertura produziria 75% das necessidades de água quente das famílias gratuitamente com a energia do Sol. Isto exigiria um investimento a mais na edificação de menos de R$ 2500,00 reais por apartamento.. nada comparado ao custo da todo empreendimento.Um bom investimento sem dúvida para o futuro morador mas que em geral é enxergado “apenas” como um custo a mais para o construtor menos atento às novas demandas da sociedade.

“Estamos entrando em uma nova era energética onde a energia solar deve ser pensada com carinho no planejamento urbano” comenta Carlos Faria, diretor do Studio Equinócio ( www.studioequinocio.com.br) , empresa que presta consultoria no Brasil e América Latina no desenvolvimento de projetos de energia solar e eficiência energética. Temos amparado dezenas de construtores a pensarem a energia solar de forma integrada em seus projetos e claro, é necessário entender vários detalhes técnicos que tornam a experiência com a energia solar prazerosa e um hábito saudável e rentável para todos.

PARTICIPE DO CURSO

O novo curso de projetos da Academia Solar faz parte de uma das ações da empresa para 2013 e será lançado em seu novo formato neste curso que acontece em Brasília. Trabalhamos e mostramos as possibilidades de pensar um edifício com aquecimento solar e convidamos á comunidade de arquitetos, construtores, estudantes a participar, comenta Camila Downey, coordenadora da Academia Solar.

Uma visão que faço questão de compartilhar com todos os colaboradores de nosso grupo de empresas: daqui a 25 anos, milhões de edifícios, casas, escritórios, centros comerciais, parques industriais e tecnológicos terão se convertido ou sido construídos para funcionar tanto como usinas de calor, frio e eletricidade solar renováveis como moradias e locais de trabalho. A conversão por atacado das edificações em mini-usinas de energia solar térmica e fotovoltaica limpa criará milhares de novos negócios e empregos e dará o tom da terceira revolução industrial.

O curso que oferecemos em Brasília permitirá aos participantes entender com clareza como ser parte deste processo de projeto e renovação das edificações com base na energia solar.
Para mais informações sobre o curso enviar email para [email protected] ou pelo telefone (31) 8308-9623.

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse