O Norte de Minas desponta como a nova fronteira de investimentos do Estado, apresentando excelentes condições, para abrigar empreendimentos de geração de energia elétrica com associação de diversas fontes renováveis, explica o presidente da Adenor, Elmar de Oliveira Santana, ao falar sobre o 1º Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis, promovido pela Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas e prefeitura de Capitão Enéas.
O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de junho, no centro de eventos de Capitão Enéas, Tartersal Ricardo Vicintin.
O objetivo do encontro é reunir os principais especialistas da área de energia sustentável do Brasil e de outros países, como por exemplo, a China, para discutirem as potencialidades de desenvolvimento do Norte de Minas, nas áreas de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis como a energia eólica, solar, solar fotovoltaica e de materiais constituídos, principalmente, de substâncias orgânicas, a biomassa.
Outro tema que vai ser abordado durante o encontro é o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Pesquisadores das principais universidades do país, representantes dos governos federal e estadual vão falar sobre a geração de energia limpa e ambientalmente sustentável com atenção às determinações das Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.
Capitão Enéas
O município anfitrião do 1º Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis, vai receber a maior usina de energia solar da America Latina. A SKY Energética empresa chinesa, com atuação global, especializada no investimento e financiamento de tecnologia de engenharia, construção, operação e gestão de energia renováveis, em particular no campo de energia solar fotovoltaica.
O diretor SKY de negócios para a América Latina e Mercados Emergentes, Jaime Gômes Aragon vai participar do 1º Congresso Norte Mineiro de Energias Renováveis. Ele vai falar sobre os Incentivos ao Desenvolvimento em Energia Solar e, especialmente, das perspectivas de desenvolvimento do Norte de Minas com o advento da instalação da usina em Capitão Enéas. O empreendimento esta em fase adiantada para a instalação dos módulos para a comercialização de energia solar.