O DASOL e a ABRAVA lançaram em maio um manual de segurança e prevenção de acidentes em altura voltado para a instalação de sistemas de aquecimento solar no telhado das edificações.
A segurança e prevenção de acidentes de trabalho é uma exigência legal expressa em uma série de medidas que as empresas devem adotar para proteger a integridade e a saúde de seus trabalhadores.
O manual traz as principais normas de segurança previstas na legislação brasileira e as recomendações para o trabalho em altura, detalhando equipamentos e procedimentos que devem ser observados na instalação de sistemas de aquecimento solar. O manual traz ainda um modelo de autorização para trabalho de risco.
O Engenheiro do DASOL, Ronaldo Yano Toraiwa, responsável pela pesquisa e edição do manual, lembra que “a segurança não deve se restringir apenas às obrigações das empresas, mas a atitudes seguras dos profissionais no desempenho de suas funções, como a correta utilização de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Individuais (EPI)”.
De acordo com as normas de segurança, a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente aos empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento. A empresa deve treinar o trabalhador e exigir o uso adequado do equipamento, bem como sua guarda e conservação.
Entre esses EPIs estão o cinto de segurança tipo paraquedista, o capacete com jugular, luvas de proteção, óculos e sapatos de segurança e o cinto porta ferramentas.
Ao empregado cabe utilizar o EPI para as finalidades adequadas, responsabilizar-se pela guarda e conservação, cumprir as determinações do empregador sobre o seu uso.
O empregado também é responsável por cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e saúde do trabalho, inclusive as ordens de serviço expedidas pelo empregador, submeter-se aos exames médicos previstos nas Normas Regulamentadoras e colaborar com a empresa na suas aplicações.
Clique aqui e faça agora mesmo o download!