A energia solar, nas suas formas ativas ou passivas, é capaz de entregar a uma edificação praticamente todas suas necessidades de energia: aquecimento do ambiente, iluminação, água quente sanitária (AQS), eletricidade, e recentemente também produzir frio para climatização e refrigeração de ambientes.

A Academia Solar oferecerá em parceria com o Sintec-RN e o CREA-RN um curso de microgeração solar: entre os dias 21 e 25 de Outubro, os arquitetos de Natal e região poderão tomar contato mais aprofundado com as tecnologias solares térmicas e fotovoltaicas disponíveis no mercado brasileiro e internacional, como dimensionar e pensar o projeto destas tecnologias separadas ou combinadas nas edificações. ” É muito importante salientar que as diferentes tecnologias solares disponíveis são sempre complementares umas as outras, ao invés de competidoras. Para reduzir ao mínimo o seu consumo de energia, as edificações de baixo consumo energético terão, na maioria dos casos, de usar todas e consequentemente, os arquitetos terão de lidar com as questões de integração arquitetônica que elas trazem” , comenta Carlos Café, engenheiro e instrutor do curso.

Os desafios são mais ou menos complexos, dependendo da maturidade da tecnologia em relação à utilização do edifício.” No curso vamos nos concentrar nas tecnologias ativas, ou seja, energia solar térmica (calor) e na energia solar fotovoltaica(eletricidade) trazendo à construção e seu envelope novos elementos ainda não metabolizados integralmente pela arquitetura”, comenta Café.

“As oportunidades e possibilidades de inserção e combinação das tecnologias solares nas edificações são muito amplas. Além da avaliação tecnológica, faremos uma avaliação técnica, econômica e ambiental da energia solar usando softwares de simulação e projetos reais que desenvolveremos em sala de aula”, finaliza Café.

Maiores informações, inscrições antecipadas, programa completo envie um e-mail para : Academiasolar@studioequinocio.com.br ou para camila@studioequinocio.com.br.

Faça suas inscrições também pelo site do SINTEC-RN

About Post Author

Deixe um Comentário