BlogSolar

Ela é uma das comunidades solares mais populares do mundo, fica em Okotoks, em Alberta, no Canadá, e foi a primeira no mundo a conseguir satisfazer, na íntegra, as suas necessidades de aquecimento através da energia solar. A Drake Landing Solar Community acolhe 52 habitações com elevados níveis de eficiência energética e ligadas a uma rede de aquecimento urbano que funciona com energia solar térmica ( aquecimento solar).

Com o aproximar do Inverno, esta comunidade ambiciona repetir o feito de 2015/2016 e voltar a abastecer 100 % das suas necessidades de aquecimento ambiente através da energia solar térmica. Nos últimos dez anos, o desempenho do sistema tem  melhorado constantemente, com a fração solar ( parte da demanda de calor que é suprida somente pelo Sol) superando os 90 % no Inverno.

drake-landing

Para funcionar, o sistema dispõe de um total de 800 coletores solares térmicos planos (2,45m x 1,18 m) instalados nas coberturas das garagens das habitações e conta com um sistema de armazenamento térmico sazonal subterrâneo (Borehole Thermal Energy Storage – BTES), no qual é possível reter o calor recolhido durante o Verão, para que seja usado no Inverno. É basicamente um grande, trocador de calor subterrâneo.

O sistema recorre a uma quantidade reduzida de eletricidade pois para cada kWh de eletricidade, o sistema fornece mais de 30 kWh de calor. A demanda de eletricidade usada para o bombeamento e circulação de água no sistema de aquecimento foi progressivamente diminuindo, tendo origem, desde 2011, numa instalação de painéis solares fotovoltaicos no local.

app_screens

A água aquecida pelos coletores solares e ao sair da central de armazenamento de água quente circula por tubulações plásticas subterrâneas devidamente isoladas  distribuindo o calor por toda a comunidade . A água quente que circula através desses tubos opera tipicamente a temperaturas que variam de  40 – 50 ° C.

Por mais eficaz que seja o sistema, este seria em vão se as habitações não fossem, também elas, construções eficientes. Nesse sentido, as moradias de Drake Land Solar Community respeitam as normas canadenses R-2000, com elevadas exigências de eficiência energética, contando com a certificação do programa Built GreenTM. Na prática, estas habitações são 30 % mais eficientes do que as convencionais, concebidas para minimizar o impacto da sua construção na paisagem e construídas com materiais locais.

O projeto arrancou em 2005, coordenado pela entidade estatal Natural Resources Canada e está em em operação desde 2007.

Adaptado: http://edificioseenergia.pt/pt/noticia/drake-land-solarcommunity1312

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse