DCI Online- A Heliotek, especializada na fabricação de aquecedores solares para banho, aquecedores solares para piscina e bombas de calor para aquecimento de piscina, com sede em Barueri, na grande São Paulo, acaba de inaugurar uma loja-conceito no Brasil, instalada em Campinas (SP), integrando um projeto piloto que servirá de modelo para investidores e revendedores que estão de olho em adotar nova forma de atendimento a consumidores.

O showroom de 120 m² situado na Avenida Brasil, no bairro Guanabara, em Campinas, demandou investimentos da ordem de R$ 600 mil, incluindo o projeto de arquitetura e de definição do conceito. A nova loja, além de abrigar os produtos produzidos pela Heliotek, conta com um centro de treinamento de mão de obra e cursos para profissionais da área, como arquitetos e engenheiros.

A Heliotek, reconhecida mundialmente pela qualidade de sua linha de produtos e pela preocupação com o meio ambiente, completou este mês 22 anos no mercado. A empresa teve um faturamento no ano passado de R$ 28 milhões em vendas líquidas e tem previsão de faturamento de R$ 36 milhões em 2011. A expectativa de crescimento deste ano deve oscilar entre 28% e 30%, bem acima do mercado, que cresce em média entre 10% e 17% ao ano.

No planejamento estratégico anual da empresa, que é feito sempre no mês de setembro, a Heliotek investiu, desde o ano passado R$ 4,1 milhões: R$ 1,9 milhão na fábrica, com foco na linha de produção, R$ 1,6 milhão no desenvolvimento de novos produtos, que inclui horas de engenharia, e R$ 600 mil no showroom de Campinas.

O sócio diretor da Heliotek Oscar de Mattos disse que a empresa registrou grande crescimento de mercado a partir de 2008, quando foi feita uma joint venture com um grupo europeu chamado Monier, especializado em cobertura de residências e de telhados. “De 2008 para cá tivemos um planejamento financeiro muito forte e estratégico, que possibilitou um maior crescimento da nossa empresa.”

Oscar de Mattos disse que Campinas foi escolhida para abrigar a loja da Heliotek -depois de um estudo de inteligência do mercado -realizado em São Paulo, nas principais capitais brasileiras e em Campinas- por meio do qual foi verificado que o consumidor de Campinas é o mais exigente no que diz respeito a ecologia, enquanto em outras capitais o primeiro apelo do consumidor era economia. “Em Campinas o primeiro apelo era ecologia, e em segundo lugar, qualidade de banho, conforto para o banho e economia; assim, através de reuniões com consumidores que aderiram à nossa marca e as marcas dos concorrentes fizemos um focus group para identificar os anseios deles e vimos que uma série de coisas que o vendedor e o lojista tradicional estão oferecendo ao mercado não é o que o consumidor espera. Ele está querendo muito mais: ele quer uma loja especializada com pessoal altamente capacitado para explicar, disseminar, mostrar, e para que ele veja na loja toda uma linha de produtos de aquecedores solares e de piscinas e produtos complementares e uma entrega de serviços muito grande”, explicou.

Segundo Oscar de Mattos, os dados da pesquisa mostraram o modelo de loja e de atendimento diferenciado que o consumidor de Campinas procura, e ao mesmo tempo, como seria difícil a curto prazo implantar essa nova filosofia de trabalho junto ao canal de revendedores, resolveram implantar essa loja, que servirá de piloto para a implantação de um sistema de licenciamento, em modelo de franquia, que garanta ao cliente a qualidade não só dos produtos, mas também do atendimento e do suporte técnico, para os futuros investidores e empreendedores. A percepção da demanda de clientes cada vez mais interessados em qualidade motivou a formatação da loja-conceito, que deixa de ser apenas um ponto de venda e oferece ao consumidor soluções ecológicas e econômicas de uso de água e energia, com um serviço agregado ao produto e atendimento personalizado de alto padrão.

Experiência

Na loja-conceito da Heliotek, o cliente poderá vivenciar uma experiência real através de um dinâmico e inovador showroom. “A nossa intenção é gerar resultados satisfatórios para que possamos dar início ao processo de licenciamento. A loja perde a característica puramente comercial e se transforma num centro de treinamento. Antes de ter uma loja licenciada da Heliotek, o futuro empreendedor irá acompanhar o trabalho já realizado na loja-modelo, em Campinas, como se fosse um estágio, mesmo”, explica.

Oscar de Mattos disse ainda que a Heliotek quer se aproximar do seu público e que os dados identificados na pesquisa serviram de base para confirmar que seus produtos são sempre idealizados como detentores de qualidade e tecnologia de ponta com o menor impacto ambiental possível, da fabricação ao funcionamento do produto comercializado. Com todo esse potencial identificado em Campinas, a idéia é investir ainda mais nesta região. “Verificamos que existe espaço para outras lojas. Já revendíamos para outras revendas de Campinas. Na cidade tem mais de 10 lojas de aquecimento solar, mas nenhuma loja focada só em aquecedores solares”, diz

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