Um projeto de eficiência energética deve ajudar a reduzir a conta de luz em 30% para 300 famílias de Rio Claro (SP). Aquecedores solares já foram instalados gratuitamente em casas do Jardim Guanabara e o morador que tiver o sistema instalado em casa vai recorrer menos à energia elétrica. O programa é da empresa Elektro, que administra a distribuição de energia na cidade.

A dona de casa Luciana Oliveira foi uma das contempladas pelo programa e está otimista com a redução. “Vem R$ 90 pra mim todo mês, acho caro, e se puder abaixar seria uma bênção”, comentou. O projeto prevê a instalação de placas que absorvem os raios solares e do sistema que transforma essa energia em aquecimento da água.

O programa é destinado à pessoas que estejam inscritas no Número de Identificação Social (NIS) e que já recebam o benefício da tarifa social. Para o gerente da Elektro em Rio Claro, Eduardo Zornoff, a economia para as famílias pode ser ainda mais significativa, já que o programa prevê outros benefícios. “Também há a troca das lâmpadas incandescentes palas lâmpadas fluorescentes compactas, alguns chuveiros, e a possível troca de refrigeradores por equipamentos mais eficientes”, afirmou.

A primeira etapa será realizada no Jardim Guanabara e, em dois dias, pelo menos 47 residências já foram beneficiadas, mas a meta é chegar a 300 casas em toda a cidade. “É uma forma de melhorar a qualidade de vida e o meio ambiente e cuidando desse bairro que sofre com vulnerabilidade”, disse a secretária de Ação Social Luci Helena Ferreira.

Para o presidente da Associação Moradores do Jardim Guanabara, Edson Locatelli, o programa é uma vitória para as famílias de baixa renda. “As pessoas jamais teriam condições de contratar um serviço particular para instalar o aquecedor solar e de graça algumas pessoas até não acreditam e a gente vê a alegria das pessoas”, comentou.

Fonte:http://g1.globo.com

About Post Author

Deixe um Comentário