BlogSolar

Morar sem pagar contas de energia e gás: em 05 de maio, a empresa de construção Helma Eigenheimbau AG inaugurou sua casa primeira auto-suficiente em energia, localizada no ‘show house park for sustainable construction’ “, na sede da empresa em Lehrte , na Alemanha. O Sol fornece a energia térmica necessária para a água quente e calefação, bem como a eletricidade para abastecer casa e o carro eléctrico. Como resultado, a casa é totalmente independente de quaisquer fornecedores de energia.

Um total de 46 m² de coletores solares térmicos integrados ao telhado com uma inclinação de 45 ° e orientados idealmente para o Sul (para regiões do Hemisfério Norte) – cobrem 65% das demandas anuais de calor. Em certas regiões da Alemanha, até mesmo uma cobertura solar (fração solar) de 70% seria possível. Com um tanque de armazenamento de longo prazo com capacidade de 9,3 m³ (9300 litros) o calor solar pode ser armazenado por semanas – ou até mesmo meses – sempre estando disponíveis para preparação de água quente e calefação do espaço de 162 m².

Nos períodos menos ensolarados do ano, o tanque de armazenamento fornece conforto através de um sistema de calefação controlado individualmente que utiliza as paredes e o chão como calefatores. Um forno de alta eficiência complementa as necessidades de calefação nos meses mais frios do ano utilizando de 1 a 2 metros cúbicos de madeira sólida ( biomassa) por ano.

Além dos coletores solares térmicos, um sistema de energia solar fotovoltaica de 58 m², foi integrado ao telhado da casa para produzir eletricidade suficiente para atender a todo o consumo de energia da casa e ainda fornecer energia para o carro elétrico. Um sistema de bateriais destinados ao armazenamento de energia elétrica disponibiliza a energia necessária para os dias sem Sol e permite que o carro elétrico seja carregado, mesmo depois do Sol se por.

O preço da casa proposta, que é um produto comercial entregue no regime de “chave na mão ( turn-Key)” em toda a Alemanha, é de EUR 363.000. Cerca de um quarto desse montante-100 mil euros são destinados às instalações solares e tecnologias de armazenamento. “A esse preço, oferecemos a a primeira casa comercial auto suficiente em energia”, disse o chefe do projeto, Timo Leukefeld de Freiberg, na Alemanha..

Um sistema de medição e controle permite a utilização inteligente e eficiente da energia produzida. Sensores em cada quarto pode controlar a iluminação, sombreamento e aquecimento. Durante dias ensolarados, o ganho de energia solar útil é distribuída e consumida em toda a casa e o controle e a regulação do sistema é possível também através da Internet.

A demanda anual de energia primária da casa é de 9 kWh /m² valor 88% abaixo do exigido nos regulamentos de eficiência energética da Alemanha e cerca de 70% a menos do que o exigido pela norma de casa passiva alemã.

“O objetivo do nosso projecto, não só foi nos tornar independentes dos fornecimentos de petróleo, gás ou eletricidade”, diz Karl-Heinz Maerzke, CEO da Helma Eigenheimbau AG, diz. “Buscamos também um conceito integrado que poderia proporcionar uma energia sustentável e autossuficiente, sem quaisquer restrições.” Leukefeld acrescenta: “Queremos que os nossos clientes usem a energia de forma inteligente.

Os tamanhos das instalações solares são especialmente projetados para atender o aquecimento da demanda de eletricidade durante os meses de inverno menos ensolarados. “Nosso conceito não considera a potência gerada como um investimento. Nosso objetivo é consumir a energia que é produzida”, explica Leukefeld. “Queremos reduzir o consumo de energia elétrica convencional, ao invés de produzir energia e envia-la para a rede convencional de energia.”

Na Alemanha aualmente, existem cerca de 10.000 casas passivas e 700 chamadas casas solares.

Mais Informações:
www.das-energieautarke-haus.de (em alemão)
www.sonnenhaus-institut.de (em alemão)
www.timo-leukefeld.de

Adaptado por Carlos Faria do Stúdio Equinócio e correspondente no Brasil da Agência Solrico. O texto original foi escrito por Stephanie Banse, uma jornalista alemã especializada em tecnologia térmica solar. ([email protected]).

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse