• contato@studioequinocio.com.br

BlogSolar

A Novatec Solar, uma empresa da qual a ABB é acionista estratégica, concluiu sua usina de energia térmica solar Puerto Errado 2 com 30 megawatts na Espanha. A usina é a maior de seu tipo no mundo e utiliza tecnologia patenteada, de eficiência sem igual, para gerar mais energia que outras tecnologias semelhantes.

A usina de energia térmica solar Puerto Errado 2 (PE2) em Murcia, Espanha, tornou-se a primeira instalação linear Fresnel de energia solar a gerar energia em larga escala de concessionárias.

Esta revolucionária instalação otimiza a tecnologia de concentração de energia solar (CSP) para produzir 30 megawatts (50 milhões de quilowatt-hora por ano) de energia solar limpa para a rede de energia da Espanha – suficiente para iluminar 15.000 residências espanholas e evitar a emissão de aproximadamente 16.000 toneladas métricas de CO2 anualmente.

Esta revolucionária instalação otimiza a tecnologia de concentração de energia solar (CSP) para produzir 30 megawatts (50 milhões de quilowatt-hora por ano) de energia solar limpa para a rede de energia da Espanha – suficiente para iluminar 15.000 residências espanholas e evitar a emissão de aproximadamente 16.000 toneladas métricas de CO2 anualmente.

A usina é propriedade compartilhada de cinco concessionárias suíças: a Elektra Baselland que tem uma participação majoritária de 51%, a Industrielle Werke Basel (IWB) com 12%, a Elektrizitätswerke der Stadt Zürich com 10%, a Elektrizitätswerke des Kantons Zürich com 6%, a Energie Wasser Bern também com 6% e os 15% restantes pertencentes à Novatec Solar.

A PE2 é a terceira instalação comercial com base nessa tecnologia. Uma usina com 1,4 MW tem distribuído energia à rede de alta tensão da Espanha desde 2009. Em maio de 2012, a Novatec concluiu uma usina com 9,3 MW na usina de energia alimentada a carvão de Liddell, com 2.000 MW em Nova Gales do Sul, Austrália – integrando pela primeira vez a tecnologia CSP à geração de energia alimentada a carvão convencional.

A tecnologia tem como base uma caldeira solar modular patenteada e premiada e um projeto singular de campo solar de coletores lineares Fresnel. A tecnologia usa geração direta de vapor e, ao contrário de outras tecnologias térmicas solares, não requer permutadores de calor e redes de tubo de absorção cheios de óleo para a transferência de calor. Em vez disso, esse conceito altamente econômico e comprovado utiliza espelhos de vidro quase planos. A caldeira solar com eficiência sem igual produz vapor superaquecido diretamente a uma temperatura de até 500 graus Celsius e uma pressão de 100 bar.

Com uma taxa de eficiência de bloqueio de potência de 38%, essa inovadora tecnologia solar gera mais energia e tem o potencial de proporcionar receitas mais altas que outros projetos térmicos solares.

Com o uso de materiais padrão, como chapas de aço e espelhos de vidro, o custo de construção e de operação das usinas é excepcionalmente baixo. Isso porque a produção em massa automatizada dos componentes principais pode ser feita em instalações fabris construídas no local e montadas com exatidão. Além disso, a usina resultante ocupa menor espaço físico e emprega um sistema robótico de limpeza que usa pouquíssima água.

A ABB e a Novatec Solar estão posicionadas de forma singular para oferecer soluções CSP lineares Fresnel de usinas solares prontas para usar com capacidades de geração de 50 MW a mais de 250 MW. A tecnologia é ideal para uma ampla variação de aplicações, como aumento solar de usinas de energia por combustível fóssil, melhor recuperação de óleo, dessalinização solar, resfriamento solar e para o fornecimento de vapor de processo ou calor para o ramo de mineração e outros.

About Post Author

Deixe um Comentário

© Studio Equinócio 2015.


Site desenvolvido pela Agencia Mouse