O Instituto Ideal assinou um convênio com a Intendência de Maldonado, no Uruguai, e o Centro de Formación para la Integración Regional (CEFIR) para estudar a utilização de energia solar no abastecimento energético da principal zona turística costeira do Uruguai.
O estudo, que será realizado a partir do próximo ano, irá analisar as condições de atendimento atuais da região e propor soluções para integrar a geração solar com o melhor custo benefício. A assinatura do convênio foi realizada na última semana de novembro.
O litoral da intendência de Maldonado, onde está por exemplo a cidade de Punta Del Leste, recebe grande fluxo de turistas no verão, aumentando a demanda energética por um período curto do ano. Essa energia atualmente vem de usinas térmicas movidas à óleo.
“A região possui uma alta insolação no verão. Por isso, seria um casamento perfeito incluir a energia solar na matriz dessa região”, afirma o presidente do Instituto Ideal, Mauro Passos.
O Uruguai possui ainda a vantagem de já ter uma legislação que permite injetar a energia direto na rede de distribuição, com o proprietário recebendo pela energia gerada. “Uma ideia seria, por exemplo, criar uma tarifa prêmio de verão”, explica Passos.
Fonte:http://www.revistafator.com.br