Parintins será a primeira cidade a receber energia fotovoltaica.
Projeto foi apresentando durante a Feira Internacional da Amazônia.

Projetos de soluções energéticas apresentadas durante a 6ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam), nesta quarta-feira (26), em Manaus, prevêem a implantação de energia solar fotovoltaica em 12 comunidades do Amazonas.

De acordo com o engenheiro da Empresa Amazonas Energia, José Carlos Medeiros, a energia fotovoltaica utiliza painéis solares, placas de silício. O projeto piloto será implantado em Parintins, interior do Amazonas. Cada casa deverá ganhar um teto solar. Segundo Medeiros, após testes, o modelo deverá se estendido para outras localidades da Amazônia, inclusive Manaus.

“Buscamos projetos que tenham aplicações sustentáveis na Amazônia e para isso, estamos fazendo o projeto que utiliza o sistema fotovoltaica no interior. São localidades difíceis de atender até mesmo levando óleo diesel”, disse.

Para o organizador do seminário, Rubem Souza, as soluções energéticas devem ser usadas também para alcançar os mais distantes lugares da Amazônia, comunidades que ainda não possuem energia elétrica.
“Buscamos por meio da integração do setor privado com público encontrar caminhos para que esse potencial seja efetivamente explorado e que, com isso, a gente consiga vislumbrar um desenvolvimento para a região”, disse.

Segundo pesquisadores em energia renovável, além da energia solar, a região amazônica também possui potencial para a energia hídrica gerada por hidrelétrica, dos rios.
Fiam
A sexta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam) espera movimentar aproximadamente US$ 12,5 milhões de dólares. A estimativa é da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). O evento até o próximo dia 29, no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul de Manaus, é considerado o maior evento multissetorial da região.

Fonte:http://g1.globo.com

About Post Author

Deixe um Comentário