O Hospital Público Regional de Betim Professor Osvaldo Rezende Franco (HPRB) recebe nesta quinta-feira, 19, a partir das 16 horas, no auditório da instituição, os equipamentos do maior sistema de aquecimento solar já instalado em uma instituição hospitalar do Brasil. Acrescentados à estrutura existente, o novo sistema terá 872m² de placas coletoras e reservatórios térmicos com volume total de 42 mil litros, capacitados para gerar mais de 70 mil litros de água quente por dia.

A entrega do sistema de aquecimento solar é resultado da parceria entre a Prefeitura de Betim, por meio do Hospital Regional e a Cemig, por meio do Programa Energia Inteligente – Projeto Solar – Hospital e Entidade. O investimento total com a instalação do sistema é R$ 1,34 milhão.

Atualmente, o Hospital Regional de Betim atende 2.236 pacientes/mês, possui 330 leitos e realiza 1.450 internações e 1.380 cirurgias por mês. Com o novo sistema haverá uma redução de R$ 260 mil nos custos de energia e impostos gastos pela instituição anualmente.

Três engenheiros funcionários da Divisão de Manutenção e Instalação de Equipamentos do HPRB participaram da elaboração do projeto inicial que viabilizou a aprovação do projeto final pela Cemig. Segundo um deles, o engenheiro Gílson Amorim é possível considerar que uma usina de energia solar será instalada dentro do hospital. “A partir deste projeto seremos referência em sustentabilidade, promovendo assim economia associada a preservação do meio ambiente”.

Para a prefeita de Betim, Maria do Carmo Lara, o município revela mais uma vez sua capacidade de dar respostas às necessidades colocadas pela sociedade moderna. “Uma iniciativa dessas, brotada entre os nossos técnicos, demonstra que estamos preparados para dar soluções inventivas e que levem em conta a sustentabilidade”, afirmou, elogiando a equipe técnica do Hospital Regional que elaborou e encaminhou o projeto aprovado pela Cemig.

Sustentabilidade energética . A instalação dos equipamentos do sistema está prevista para o início do mês de junho. Três sistemas independentes irão abastecer o HPRB. O primeiro irá abastecer o prédio principal e foi planejado para atender mais de 300 pacientes por dia. Neste, as placas de captação da radiação solar serão instaladas em cima do terraço de zinco, com quatro aquecedores (ou boilers).

Um outro sistema foi dedicado para os vestiários, com capacidade de atender mais de 220 banhos por dia. As placas de captação da radiação solar serão instaladas no teto em cima da Divisão de Manutenção do HPRB. O aquecedor ficará ao lado da caldeira. Esse sistema vai alimentar os banhos dos acompanhantes e funcionários da unidade.

Um terceiro sistema será para atendimento da cozinha do restaurante do hospital. As placas de captação vão ficar no teto em cima do setor de suprimentos e farmácia e o aquecedor ficará ao lado da caldeira já existente. No total serão seis aquecedores.

Economia. O novo sistema vai permitir uma economia de aproximadamente 80% dos energéticos convencionais aplicados atualmente para aquecimento de água no hospital.

O Hospital Regional Professor Osvaldo Franco fica na avenida Edméia Matos Lazzarotti, 3.800, no bairro Ingá em Betim.

About Post Author

Deixe um Comentário