O aquecimento solar vem se tornando pelo mundo uma cultura nas edificações e isto se deve ao fato de ser a mais limpa e econômica tecnologia destinada ao aquecimento de água, apresentando inúmeras possibilidades e soluções.

Em São Paulo, a lei 14.459 estabeleceu a obrigatoriedade do aquecimento solar nas novas edificações e impôs novos e bons desafios aos projetos dos edificios na cidade. Neste cenário, a empresa Runa Studio, do Grupo Marca Solar ( www.runastudio.com.br ), vem se destacando como empresa parceira de incorporadoras, construtoras e escritórios de arquitetura no desenvolvimento de projetos de aquecimento solar mais integrados à arquitetura e à hidráulica das edificações.

Sob a coordenação do Engenheiro Breno Augusto, que tem experiência de mais de 12 anos no desenvolvimento de engenharia e tecnologias associadas à energia solar térmica, alguns projetos de aquecimento solar na cidade vem sendo desenvolvidos. “O processo de implantação do sistema de aquecimento solar começa com um bom estudo preliminar de viabilidade técnica. Este estudo parte das necessidades mínimas, tais como demanda de energia e estudo de sombreamento interno e externo à edificação, exigidas pela lei 14.459 e vai além, até a inserção ideal do sistema dentro das boas práticas de projeto da tecnologia de aquecimento solar de água. Após esta etapa avaliamos junto ao empreendedor e às demais disciplinas diferentes possibilidades de inserção da tecnologia, aprofundando nas melhores soluções, até chegarmos ao projeto “liberado para obra”, comenta Breno.

Harmonia com a arquitetura

Um desafio natural inicial da inserção do sistema de aquecimento solar é a integração dos coletores solares à arquitetura que, na fase em que se encontram quase totalidade dos projetos de São Paulo, ainda não o consideram na fase de criação dos produtos.

Para harmonizar e facilitar esta etapa, em parceria com a Grass Soluções, empresa do Grupo Marca Solar, procuramos mostrar aos nossos clientes modelos tridimensionais de como a instalação de aquecimento solar se agrega à arquitetura da edificação. Estamos conseguindo com nossos parceiros pensar juntos em novas formas de inserir o aquecimento solar na arquitetura das edificações tornando o sistema mais atraente, mais acessível para manutenção e mais eficiente na sua operação, comenta Gustavo Gravatá, diretor da Grass ( www.grassprojetos.com.br ).

Harmonia com a hidráulica

“A adequação da distribuição de água quente e do sistema auxiliar de aquecimento do sistema solar às exigências da lei de preparo de infra-estrutura ou entrega do sistema solar instalado na edificação têm sido hoje um dos maiores desafios. Este fator se mostra cada vez mais necessário de ser avaliado com critério ainda na fase de estudo preliminar de todas as disciplinas”, comenta Breno Augusto. Existem diferentes maneiras de integrar o aquecimento solar ao projeto hidráulico da edificação. De maneira geral o sistema mais simples e econômico é obtido quando concebemos um sistema todo centralizado com coletores solares, reservatórios térmicos e sistema de aquecimento auxiliar na cobertura. Neste caso a distribuição de água quente deve ser realizada de maneira a garantir um tempo de espera mínimo e a divisão do consumo comum pode ser feito com a medição individualizada da água quente ou por um método mais simples que seria partilhar o consumo da central de água quente proporcional ao consumo de água fria, já medido obrigatoriamente por lei. “A experiência observada em milhares de edificações em Belo Horizonte aponta para estas soluções como bastante confiáveis e historicamente comprovadas”, comenta Breno. Porém, devido ainda não estar se integrando com o projeto desde a fase inicial e também devido algumas singularidades da legislação vigente, o aquecimento solar para as edificações precisa por hora rumar para soluções menos eficazes do que este “padrão de BH”.

Segundo o engenheiro, há ainda outras formas de conceber o projeto de água quente dos prédios como, por exemplo, com o aquecimento auxiliar realizado por trocadores de calor e aquecedores individuais por apartamento, a exemplo de um empreendimento que está sendo realizado para ser entregue com o sistema solar funcionando. Este empreendimento, em parceria com uma grande incorporadora de São Paulo está em fase de construção com previsão de entrega para o início de 2012.

A Runa Studio é integrante do Grupo Marca Solar que reúne empresas especializadas no fornecimento de serviços relacionados à energia solar e eficiência energética em edificações.

Conheça e contrate a Runa Studio Engenharia e Energia Solar
www.runastudio.com.br
(11) 8389-7712
breno.augusto@runastudio.com.br
contato@marcasolar.com

About Post Author

Deixe um Comentário