Após o colapso da energia, ocasionado por mais de 50 anos de abusos das reservas de combustíveis fósseis e pela projeção de megalópoles edificadas em modelos econômicos insustentáveis, as alternativas de energia limpa começam a ganhar espaço nas discussões e nos projetos modernos.
E buscar novas iniciativas e propor um desenvolvimento alinhado a sustentabilidade requer conhecimento e prática dos profissionais. Por isso, o Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), através dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e a pós-graduação em Arquitetura de Construções Sustentáveis e em parceria com a Academia Solar e o Studio Equinócio, realiza, no próximo dia 9 de Maio, a palestra Revolução da Energia Solar – tecnologias limpas para o “envolvimento sustentável”.
O evento, gratuito e aberto ao público, é direcionado principalmente para arquitetos e urbanistas, engenheiros civis, mecânicos, elétricos, ambientais e técnicos em edificações, profissionais com papel fundamental na transformação das cidades brasileiras em cidades “solares”.
Entre os temas discutidos estarão o histórico e a evolução da energia solar no Brasil e no mundo, a evolução das políticas públicas e os novos modelos de negócios para o setor, além da discussão sobre o potencial desta energia limpa para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O PALESTRANTE – Carlos Faria, mais conhecido como Café, é formado em Engenharia Mecatrônica e especialista em fontes alternativas de energia. Mestrando em gestão e auditoria ambiental com aplicação de energias renováveis pela Univ. de Leon, na Espanha, é também presidente do Studio Equinócio, empresa de consultoria na área de energia solar térmica e diretor da MetaSolar, empresa integradora na área de energia solar fotovoltaica. Idealizador da Iniciativa Cidades Solares no Brasil, coordenador da Academia Solar, consultor do Procobre Brasil.