O vereador Silvio Camelo (PV) defendeu na sessão desta quinta-feira (29), na Câmara Municipal de Maceió, que todas as instituições públicas municipais passem a usar energia solar como fonte de energia, tanto para economizar recursos não renováveis, como para não necessitarem exclusivamente de energia elétrica.
Ele citou como exemplo o apagão que paralisou o Nordeste por mais de cinco horas na última quarta-feira. “A energia solar teria evitado tantos transtornos”, assegurou. Camelo alertou sobre os transtornos ocorridos por conta do apagão, com prejuízos financeiros para os empresários e na rotina de toda sociedade. “Quantas pessoas não tiveram que perder consultas ou até adiar cirurgias pela falta de energia. Pessoas que esperaram por dias, semanas, meses e que foram prejudicadas por uma queda geral de energia”, afirmou, defendendo o uso da energia solar, “que não é tão cara e pode ser facilmente utilizada por todos”, garantiu.
Silvio Camelo relembrou seu projeto – que já virou lei municipal – que permite o uso de sinais de trânsito com energia solar, o que diminuiria o prejuízo sofrido com o apagão, especialmente no setor de transportes. “O trânsitoficou o caos. Os semáforos apagaram em toda cidade. Poderíamos ter evitado tudo isso”, analisou o vereador. “Os verdes são favoráveis ao desenvolvimento com sustentabilidade”, lembrando que tem certeza de que em 2014 sinais energéticos serão implantados em Maceió.
Ele recebeu o apoio do vereador Silvânio Barbosa (PSB) que disse que o debate sobre novas matrizes energéticas precisa ser feito todos os dias, já que a sociedade para se desenvolver não pode ficar refém exclusivamente da energia elétrica.
Fonte:http://aquiacontece.com.br/