O valor monetário da energia solar poderia ser tanto quanto 10 vezes o seu custo, de acordo com um artigo publicado recentemente pelo pesquisador John Farrell. Este valor monetário até 10 vezes superior ao seu valor energético ocorre graças à sua capacidade de reduzir a demanda de pico no sistema de transmissão e distribuição, proteção contra aumentos e flutuações de preços de combustíveis e energéticos não renováveis e esgotáveis, melhoria da rede de energia, segurança ambiental e energética e geração massiva de empregos verdes. Todas estas variáveis são extremamente valiosas e não são quando muito declaradas, avaliadas corretamente no planejamento energético e criação de programas de incentivo à energia solar.
Um novo relatório publicado pelas University of Albany, George Washington University and Clean Power Research, intitulado “Geração de Energia Solar nos EUA: muito caro, ou uma Barbada?” afirma que os resultados para o caso do estado de New York, por exemplo, sugerem que a instalação da energia solar ajuda aos contribuintes a economizarem entre 15 e 40 centavos de dólar por quilowatt-hora.
Para Farrel, A energia solar não é o método menos dispendioso de entrega de eletricidade limpa para a rede, mas seu valor para a rede e para a sociedade é muito maior do que seu custo de produção de energia. Políticas federais e estaduais em relação à política solar deve se concentrar em premiar esse valor e incentivar a difusão da energia solar distribuída.
Segundo Farrel, nenhum preço praticado no mercado refletem o valor da geração solar distribuída na redução da demanda de pico, aliviando a pressão sobre infra-estrutura de rede, ou evitar perdas na rede por exemplo e este valor em geral muitas das vezes fica sem ser recompensado. Perversamente, a política federal, frequentemente, fornece incentivos desnecessários à transmissão de alta tensão para reforçar a rede, quando sistemas distribuídos de energia solar podem fornecer grande parte sob o mesmo preço mas com muito mais valor energético agregado.
Palavra final: O Valor da energia solar
É claro que o real valor da grande quantidade de energia solar disponível e aproveitável é perdido através das análises tradicionais e severamente ultrapassadas. A maioria de nós reconhece isso e com certerza em nossa luz como cidadãos sensatos percebemos a energia solar como mais sustentável do que as fontes de energia tradicionais. O objetivo deste artigo e de vários outros que pretendemos publicar é começar a levar a sociedade a quantificação desse valor para que possamos chegar a um acordo melhor com o governo e a sociedade sobre os investimentos que podemos fazer na energia solar apesar de sua aparente lacuna de preços com as energias convencionais. O mais importante é ter em mente que a sociedade ganha de volta todo o investimento que é feito na energia solar ( o que não acontece nas outra fontes na sua maioria) e ainda ganha isto em um mundo mais saudável, mais sustentável, economicamente mais próxima da desejável economia ecológica, socialmente justa e mais importante intrinsicamente segura e inesgotável.
Clique no link para baixar o relatório.
http://energyselfreliantstates.org.