O Studio Equinócio vem trabalhando desde o início de 2011 com a OLADE – Organização Latino Americana de Energia e no dia 4 de Outubro de 2011, o diretor da empresa ,Carlos Faria Café ministrará uma palestra para membros participantes da Colombia, El Salvador e Guatemala – o tema: a vinculação das políticas públicas e o desenvolvimiento da tecnologias solares e renováveis.
A consolidação da tecnología solar está diretamente associada à criação de políticas públicas adequadas que criem ambientes estáveis e seguros para os consumidores e investidores. Um bom exemplo são as ordenanzas solares térmicas que criam obrigatoriedades da instalação dos aquecedores solares nas novas edificações das cidades. Hoje há centenas de cidades que adotam esta diretiva, comenta Faria. É o caso da cidade de São Paulo, onde todas novas edificações residenciais, comerciais e industriais devem usar os modernos aquecedores solares de agua que devem ser dimensionados para proporcionar uma economía aos ususários finais de no mínimo 40%. Outro mecanismo de destaque são as políticas de feed in tariff ( FITS) para as energias renováveis que também figuram como as mais importantes políticas do momento, já que as maiores economías do planeta, dentre elas Japão, Alemanha e China já adotam em seu quadro regulatório.
Entre os dias 2 e 11 de Maio, o diretor do Studio Equinócio, Carlos Faria Café ministrou o curso “ THE GLOBAL MARKET, TECHNOLOGY AND INNOVATIONS AND GLOBAL PUBLIC POLICIES FOR THE DEVELOPMENT OF SOLAR WATER HEATERS IN LATIN AMERICA” como parte do programa de educação da OLADE- Organização Latino-Americana de Energia.O curso teve como público alvo agências governamentais, o setor de energia, empresas no setor privado e do setor público e membros participantes da OLADE.
O mercado de energía solar na América Latina é muito grande e felizmente somos bastante privilegiados quando se trata da disponibilidade de Sol. A oportunidade de sinalizar aos empresarios que investir em energía solar é seguro, estratégico e inteligente passa pela criação de programas e políticas solares nas nações latino amercianas , finaliza Faria.