Usina solar de 9 KW instalada na Fundação Torino de Belo Horizonte vai gerar 11.700 kWh de energia por ano e reduzir a emissão de 58 toneladas de CO2 na atmosfera.

Belo Horizonte já conhecida capital nacional da energia solar térmica (aquecedores solares) começa a dar seus passos para se consolidar na energia solar fotovoltaica.

Uma usina solar passou a fazer parte dos telhados da Fundação Torino- escola internacional que atua da Educação Infantil ao Ensino Médio e provê formação profissional diferenciada na cidade de Belo Horizonte. A usina de 9 kW composta por 36 painéis solares fotovoltaicos foi instalada pelo Studio Equinócio (Grupo Solarevo) em parceria com a italiana Sunteco, empresa que oferta soluções e tecnologias na área de energias renováveis.

De acordo com as condições da obra e simulações realizadas por nossa equipe, espera-se que a usina produza anualmente aproximadamente 12.000 kWh de energia elétrica e reduza em torno de 10% do consumo anual de energia de toda escola, comenta Carlos Café, diretor do Studio Equinócio.

Para aqueles que querem investir em energia solar o momento é favorável. “É importante lembrar que ser um “prossumidor” de energia (produtor + consumidor) é algo que todos brasileiros podem se tornar hoje e deve ficar claro que uma das únicas tecnologias que tem um fluxo de caixa positivo em nossa casa ou negócio, ou seja, à medida que é utilizada nos dá retorno financeiro positivo é exatamente a energia solar. Com durabilidade prevista de 25 anos e um energético que não muda seu preço (afinal o Sol não sofre com inflação) a energia solar se torna cada vez mais competitiva no decorrer dos anos.No caso da Fundação Torino, a energia elétrica produzida pelo Sol já seria quase 35% mais barata do que a comprada da rede com uma taxa de retorno anual superior a 8,5%. Se considerarmos que a tarifa de energia elétrica foi reajustada em 14,7% no último mês, o investimento na energia solar ficou ainda melhor com uma taxa de retorno batendo a casa dos 10,5 % destaca Café.

Não há um local melhor para evidenciar os benefícios e educar a sociedade para o uso da energia solar que nas escolas. Em um ambiente de ensino é muito importante começar a mostrar às novas gerações que as tecnologias solares estão disponíveis e farão parte da paisagem urbana e da economia global deste século comenta Camila Downey, coordenadora da Academia Solar.

O Studio Equinócio oferece soluções para aplicação da energia solar tanto para aquecimento de água como para produção de energia elétrica combinando duas importantes tecnologias para oferecer ao mercado um novo padrão de economia solar.A empresa faz parte de um grupo de empresas que atua em conjunto no mercado brasileiro: MetaSolar no Rio de Janeiro, Agência Renova em São Paulo e Grass em Vitória.

About Post Author

1 Response

  • lidia helena de araujo sousa

    Porque o uso da energia solar atraves de tecnologias não há interesse pelos governos em se tornarem acessível essa aplicação de energia sabendo-se que essa tecnologia oferece economia solar?

    Reply

Deixe um Comentário

Follow Us

Calendar

janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031