A SRHE vai começar a desenvolver o projeto para implantação de um sistema de geração de energia solar no prédio da secretaria estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), na rua da Aurora, no Recife. Esta será uma das primeiras iniciativas baseadas na resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nº 482/2012 que prevê um sistema de compensação para consumidores que produzirem sua própria energia a partir de fontes renováveis.
Com esse sistema de compensação, previsto na normativa, um consumidor de energia elétrica pode instalar pequenos geradores em sua unidade consumidora (utilizando energia hidráulica, solar, eólica, biomassa ou cogeração qualificada) e a energia gerada injetada no sistema da distribuidora será deduzida do consumo de energia elétrica da unidade. Só podem aderir ao sistema unidade com capacidade instalada de no máximo 1MW (megawatt), que é classificado como minigeração.
“Hoje ainda podemos considerar que é caro implantar um sistema desses em casa, por exemplo. Mas, a ideia é que, com o incentivo, a procura dos consumidores por implantar esses sistemas aumente e a tendência é que os custos com equipamentos e instalação fiquem mais baratos”, explicou o gerente geral de desenvolvimento energético da SRHE, Reynaldo Bahé.
Os consumidores interessados em aderir a esse sistema e passarem a produzir sua própria energia precisam apresentar um projeto para aprovação da Celpe. As instruções para a elaboração estão disponíveis no site da própria concessionária de energia (www.celpe.com.br).