A fabricante de painéis fotovoltaicos chinesa Sky Solar abriu uma representação em Fortaleza (CE), a Bom Sol Energias Renováveis, fechou parceria com uma universidade cearense e pretende participar do leilão de compra de energia que será promovido pelo governo do estado.
“Eles estão estudando toda a cadeia, desde a extração do quartzo (de onde é retirado o silício, matéria-prima das células fotovoltaicas) até a fabricação dos painéis”, afirma Francisco Zuza de Oliveira, presidente da Associação de Desenvolvimento do Ceará (Adece).
Por enquanto, a Bom Sol fez um acordo de pesquisa e desenvolvimento com o Instituto Federal de Educação Tecnológica do Ceará (IFCE) que deve começar a dar resultado ainda este ano. O primeiro projeto envolve o fornecimento de painéis para um programa do governo estadual de irrigação de pequenas propriedades rurais.
Os geradores servirão para acionar as bombas que vão extrair água de poços artesianos e açudes, processo hoje feito manualmente ou por meio de geradores a diesel. A expectativa é que sejam instalados três projetos-pilotos até dezembro.
“A ideia é que, no futuro, tenhamos painéis também em escolas e outras instalações”, afirma Zuza de Oliveira. Segundo ele, a Bom Sol também demonstrou interesse em participar do leilão de energia solar que será realizado pelo governo estadual até o fim deste ano. “Esse vai ser o primeiro passo. Queremos incentivar a indústria e o consumidor livre a usar a energia solar.”