O Simpósio de Energias Renováveis está abordando desde a questão da tecnologia, até oportunidades, barreiras a serem superadas, facilitadores e melhores práticas” para a indústria de energia solar e investidores. O evento é promovido pelo Sistema Fiern, por meio do Senai-RN, em parceria com o Instituto Alemão Fraunhofer.

Pesquisadores, gestores, investidores e fabricantes de parques solares discutem no evento a conjuntura do desenvolvimento tecnológico e a massificação do uso de sistemas fotovoltaicos na Alemanha, com o objetivo de aplicar as lições aprendidas para o desenvolvimento de uma indústria solar no Brasil.

Projeções para a geração solar são otimistas

O diretor do Instituto Alemão Fraunhofer – Institut für Solare Energie system, Prof. Dr. Eicke Weber, durante a palestra sobre “Potencial solar desperdiçado no mundo e as contribuições da experiência alemã para o desenvolvimento de novos projetos”, reiterou a necessidade de compartilhar esforços entre os dois países para aumentar o bom uso dos recursos renováveis.

Aproximação com pesquisadores e fabricantes da Alemanha, durante o Simpósio, analisa Amaro Sales, permite à indústria local a transferência da expertise do país que lidera a geração e distribuição de energia solar fotovoltaica em todo o mundo. “Temos aí a expectativa de novos empregos qualificados, de instalação de indústrias para fabricação de componentes e de geração para que o RN possa vender, em breve em larga escala. Energias renováveis é um tema constante na agenda da indústria e esperamos desse Simpósio resultados para impulsionar a atividade em nosso Estado”, disse o presidente da Fiern.

A ideia, explica o diretor do Senai-RN, Afonso Avelino, é caracterizar o ambiente brasileiro, em especial o Nordeste e potiguar para identificar os direcionadores que sejam úteis ao governo, indústria e academia. “Temos um alto debate nesses dias, com expectativa ainda de geração de negócios a partir da conscientização da importância de explorar essa fonte de energia”, avalia Avelino.

O coordenador de desenvolvimento do setor de energia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, José Mario Oliveira Júnior, acredita que a realização do leilão exclusivo para energia solar previsto para este ano poderá alavancar a geração, a exemplo do salto visto em 2009 com a energia eólica.

Fonte:http://tribunadonorte.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário