A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), do Rio Grande do Norte (RN), está recebendo nesta semana, representantes das empresas Real Solar e Real Watt para tratar da instalação de unidades industriais para fabricação de equipamentos fotovoltaicos na região. Os investidores estariam dispostos a investir R$ 740 milhões em duas plantas.
De acordo com as informações da Sedec, os planos dos executivos, que já tem investimentos na Itália, seriam para a construção de duas fábricas na região, na cidade de Arez. Os projeto estão focados na fabricação de painéis fotovoltaicos destinados à micro e minigeração de energia solar e a implantação de outra unidade para manufaturar equipamentos elétricos necessários na implantação de parques solares.
As empresas, que já atuam no setor fotovoltaico italiano, estariam dispostas a dar andamento aos planos no curto prazo para aproveitar as condições oferecidas pelo programa Import-RN, que oferece incentivos para investimentos no estado. Em um primeiro momento, as companhias devem iniciar a comercialização de painéis importados da Itália, para a geração de energia em residências, comércios e indústrias.
Para o secretário adjunto da Sedec, Silvio Torquato a instalação das empresas no RN consolidará o estado como um pólo para investimentos em fontes renováveis. “O governo sabe do potencial que o RN possui e a atração de investimentos para o setor de renováveis, que faz parte da política de desenvolvimento da Secretaria”, comentou em nota. Participaram da reunião Andrea Armagni e Adalberto Partesotti, da Real Watt e Real Solar.
Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/