Diário Online/ML- As obras de reforma do Asilo São José de Corumbá foram entregues na manhã desta terça-feira (20), pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. As intervenções proporcionaram melhorias em um pavilhão com oito apartamentos, além de toda a parte de fiação elétrica. O investimento foi de R$ 321.511,99, recursos provenientes do Fundo Municipal de Investimentos Sociais (FMIS). A ação havia sido anunciada em setembro de 2010 pela prefeitura Municipal de Corumbá.
Julieta Marinho, presidente do Asilo destacou que a instituição merecia esse olhar do município e afirmou estar “grata” pelo serviço recebido. “A reforma era algo muito esperada. Foi uma conquista tanto para aqueles que idealizaram, quanto para os idosos que vivem aqui. Essas obras proporcionaram qualidade de vida aos velhinhos que moram aqui no Asilo, foi uma grande alegria receber esse investimento”, disse ao Diário. A vice-presidente da instituição, Lina Nascimento, ressaltou que a reforma promoveu uma evolução para a instituição, pois possibilitará, além da qualidade de vida, benefícios à saúde e à vida econômica da instituição.
Ao entregar as obras, o prefeito Ruiter Cunha antecipou que no próximo ano o Asilo São José receberá novos investimentos: “Quando chega um projeto ao FMIS queremos atender a todos, porém, fazer isso com parcerias, instituições sérias, com pessoas de bem, que querem e que demonstraram que viveram em doação de vida, como a senhora Julieta Marinho, é algo que nos dá maior orgulho ainda. Todos os anos, a Prefeitura anuncia novos investimentos para o próximo ano e já é possível adiantar que para 2012, o asilo será novamente contemplado com investimentos da Prefeitura Municipal”, adiantou o prefeito.
A obra
Com o investimento, 80 idosos terão melhorias na qualidade de vida. As obras se concentraram principalmente em um pavilhão com oito quartos e capacidade para 16 leitos, devendo proporcionar bem-estar físico e psicossocial aos internos, aumentando a satisfação pessoal dos idosos.
A reforma possibilitou a instalação de um peitoral em todo o corredor, utilizando peças de concreto e bancada de mármore. Pisos novos, antiderrapante, foram cuidadosamente instalados para que não haja ondulações e para garantir a segurança dos pacientes. Os banheiros dos quartos também receberam atenção especial, com a troca das cerâmicas e dos chuveiros.
Campainhas foram colocadas em todos os cômodos para que os idosos possam acionar os enfermeiros sem a necessidade de locomoção. Outro grande investimento foram as placas solares, que vão possibilitar a distribuição de água quente não somente na área reformada, mas também nos apartamentos individuais e na ala das idosas. Além disso, há o lado econômico, pois as placas vão possibilitar uma redução nos custos com a conta de energia elétrica, comemorou a vice-presidente da instituição.
Os recursos do FMIS também possibilitaram a troca de toda a instalação elétrica do prédio, localizado no cruzamento das ruas Colombo e Antônio Maria. As instalações elétricas não acompanharam o crescimento do Asilo. Um novo padrão de 75 KVA será colocado, proporcionando nova distribuição de carga nas dependências do asilo. O telhado da área de lazer, também recebeu investimentos, ele incluso no projeto aprovado pelo Comitê Gestor do FMIS, sendo trocado por novas calhas colocadas.