O projeto de lei vem da Ucrânia( bem que podia ser no Brasil) que pretende forçar às empresas elétricas à conectar novos sistemas solares fotovoltaicos em um prazo de 5 dias.
A Comissão Nacional da Ucrânia de Regulação de Energia (NERC) pretende forçar às empresas elétricas para conectar sistemas solares fotovoltaicos residenciais construídos no âmbito do regime net-metering do país à rede, no prazo de 5 dias após a conclusão do projeto e apresentação do pedido de ligação.
Por meio do esquema de net-metering para sistemas solares fotovoltaicos residenciais de até 10 kW , que entrará em vigor em 1 de janeiro de 2014 , os proprietários serão capazes de vender a eletricidade excedente para a rede a uma taxa de 3,90 UAH por kWh, um grande incentivo ao desenvolvimento da tecnologia. Para referência, em outubro de 2013 , o preço da energia produzida por usinas térmicas foi de 0,59 UAH por kWh.
A quantidade de capacidade solar instalada do país quase dobrou no ano passado , passando de 188,2 MW no final de 2011 para 371,6 MW no final de 2012.
Adaptado de Photon