Foi finalizada mais uma etapa do processo que levará uma usina de energia solar ao arquipélago de Fernando de Noronha. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realizou a regulação dos preços para a realização tanto do projeto executivo quanto da instalação da usina. O sistema será desenvolvido pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
A empresa vencedora para o projeto executivo foi a WEG Equipamentos Elétricos S.A, que será inicialmente responsável pela aquisição, transporte e instalação da usina, e depois pelo monitoramento e manutenção durante um ano.
O terreno que irá receber a usina solar fotovoltaica fica dentro do terreno do Comando da Aeronáutica, numa área de 7 mil metros quadrados, próximo ao aeroporto do arquipélago. O sistema terá uma potência de 400 kwp, o que vai resultar em 600 Mwh ao ano. O número corresponde a 6% do consumo de Fernando de Noronha, o que vai representar uma economia de R$ 100 mil por ano.
Um dos maiores benefícios da instalação da usina será no ponto de vista ambiental, com a diminuição do uso de óleo diesel na Usina Tubarão. A redução será de 200 mil litros, equivalente a R$ 570 mil por ano.
A usina fotovoltaica será uma das três pertencentes ao grupo Neoenergia, do qual a Celpe faz parte junto com outras distribuidoras de energia do País. Uma delas também está sendo instalada em Pernambuco, na Arena da Copa, em São Lourenço da Mata.