É sempre bom ler uma notícia que comprove a durabilidade e eficiência das tecnologias solares o que automaticamente exige do novo prossumidor (produtor e consumidor de energia) aprender a selecionar produtos duráveis, de alto desempenho, bem instalados e que prevejam um bom programa de garantia e manutenção.
O bom exemplo vem do Reino Unido. O sistema de energia solar fotovoltaico conectado à rede em 1994 completou seu 20º aniversário com uma capacidade de geração de 95% em relação à sua capacidade quando novo. Quando um projeto solar é elaborado é comum prever um decréscimo de potência de 1% por ano ou seja esperava-se que o sistema apresentasse 80% da performance original do painel depois dos 20 anos. Mas a pequena usina solar de 2,16 kW virada para a linha do Equador e montada sobre uma estrutura de madeira com 36 painéis solares revelou uma queda de apenas 5%.
O sistema instalado na ‘ Casa Autônoma’ em Southwell, Nottinghamshire gerou 33 MWh sem falhas nos últimos 20 anos.A casa foi projetada em 1975 por Brenda e Robert Vale para ser auto-suficiente em energia e água e tem aproveitamento de águas pluviais, isolamento térmico e compostagem para permanecer auto-suficiente.
Instalações solares nos telhados são cada vez mais comuns em todo o Reino Unido e, desde 1994, os custos de instalação solar caíram de forma vertiginosa e tempo de retorno do investimento é agora cerca de 5 anos.
A expectativa de quem acredita e vive a energia solar é que esta matéria seja reproduzida daqui a 20 anos comemorando milhões e milhões de telhados solares em todo planeta funcionando a todo Sol e produzindo energia limpa, inesgotável e sem dono.