A empresa de pesquisa IHS publicou interessantes previsões sobre o mercado de energia solar no mundo. A demanda global de energia solar fotovoltaica deverá crescer em até 25% em 2015 principalmente devido à redução de custos dos equipamentos de energia solar. Isto significará adicionar novos 57 GW de capacidade solar instalada.
A equipe espera que os maiores mercados permaneçam na China, Japão e EUA este ano mas o maior crescimento absoluto ficará com a China, os EUA e Índia.
Sistemas de concentração solar (CPV) devem experimentar um impulso a partir deste ano atingindo 250 MW de novas instalações, um crescimento de 37% e estima-se que as tecnologias CPV continuarão a se expandir em percentuais de dois dígitos a cada ano até 2020.
Sistemas distribuídos de energia solar na China chegarão a 4,7 GW em 2015, um aumento de quase 20% em relação a 2014.
Outra previsão inclui a triplicação de sistemas fotovoltaicos conectados à rede com armazenamento de energia integrando 775 MW em 2015.
Espera-se a maturação dos mercados emergentes de energia solar na África do Sul, Chile, Jordânia, Filipinas e Honduras.
A tecnologia de silício monocristalino deve aumentar a sua quota de mercado para 27% devido ao crescimento em instalações em telhados e aumento da demanda por produtos de maior eficiência.
A geração distribuída também irá crescer a sua quota de mercado, com os sistemas de até 100 kW, contribuindo para 30% das instalações mundiais em 2015. Espera-se que 15,7 GW de capacidade solar em sistemas distribuídos sejam adicionados este ano, acima dos 13,2 GW em 2014.
Outra previsão é que a receita global para inversores string trifásicos vai chegar a mais de US $ 2,2 bilhões este ano, o que significa que estes inversores serão responsáveis por um terço da receita global em 2015 do setor de inversores.
A Califórnia se tornará líder mundial em penetração de energia solar até o final deste ano onde mais de 10% da geração de energia será somente solar.
Adaptado de PHOTON/ IHS