O atelier de design Weatherhead Architecture revelou recentemente o projecto da Butterfly Square, uma praça em forma de borboleta que absorve energia solar através de telhados verdes. A praça foi projetada para o concelho sueco de Halland.
Atravessada por uma zona pedestre, a praça é composta por seis edifícios, dispostos em forma de asas de borboleta aberta. Os edifícios são revestidos com uma vasta de materiais simples produzidos a partir de madeira e vidro.
Fortemente ajardinada, com telhados verdes e zonas de cultivo, a Butterfly Square foi concebida à maneira de parecer uma extensão do parque verde que existe naquela zona. Para criar um espaço mais pedestre e apropriado para as crianças, os arquitetos criaram um parque de estacionamento subterrâneo. Além do espaço de lazer e de comércio, existe um anfiteatro coberto por um telhado verde para atividades culturais, refere o Inhabitat.
Os abundantes telhados verdes vão servir de habitat a aves e insectos e um dos principais objetivos é a plantação de uma rara planta local para atrair borboletas gigantes, que estão ameaçadas. Os telhados verdes estão também equipados com painéis solares para imitar a forma como as borboletas obtêm energia solar a partir das asas. O início da construção da praça está agendado para 2016.
Fonte:http://greensavers.sapo.pt/